Revdo Glauber da Igreja Anglicana do Brasil
O evangelista João em seu louvor nos convida a confessar nestes dias o Cristo eterno, o cordeiro imolado antes da fundação do mundo( Ap. 13.8), a Palavra de Deus manifesta no meio dos homens mas existente antes que a própria Existência pudesse existir. E encarnado no meio de nós, Jesus nos fez recobrar a verdadeira vontade de Deus que é o Evangelho. Nós cristãos formamos comunidades convidadas a partilhar deste legado, que não foi fruto da criatividade dos homens na História ou o que saiu dos documentos, bulas ou confissões das nossas velhas instituições, mas um legado que antecede a existência de qualquer coisa quanto mais das nossas pequeninas e frágeis verdades. Um legado que sempre esteve dispensado sobre a humanidade. A cegueira espiritual, a maldade, o orgulho, a opressão de uns sobre os outros nos fez perder de vista estes referenciais eternos dos quais Jesus nestes tempos derradeiros no faz recobrar em seu ensino.
Enquanto comunidades nascidas no coração de Jesus, louvamos e vivemos debaixo de uma Graça que não pode ser chancelada por homens, que antecede todos os nossos mais criativos preconceitos, que vem antes da nossa mania de dividir, excluir, “lugarizar”... Uma Graça que jorra sobre toda a existência e sobre o mundo que Deus ama (Jo. 3.16), mesmo que teimemos em dizer quem é ou quem não é amado por Deus, onde está e onde não está o amor de Deus, mesmo que insistamos em ensinar o Evangelho pela metade, essa Graça eterna recebe, aceita, acolhe e cuida de todos e todas sem nenhuma distinção, seja ela por cor , raça, gênero, orientação sexual, confissão religiosa...
A fraternidade e o diálogo, que estamos discutindo nessa CFE, só é possível a partir do nosso compromisso com o Cristo eterno. Só saberemos ser verdadeiros discípulos e discípulas acolhendo este amor nascido antes da fundação do universo e que supera todas as barreiras que criamos em nossa peregrinação na História. Que um dia possamos essa Graça em sua plenitude através da nossas atitudes, da nossa presença neste mundo.