Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Jorge Schieferdecker pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Comunidade Luterana em Araucária.
Neste dia 19 de março de 2021 completa um ano que compartilhamos ininterruptamente estas mensagens pelas nossas mídias. Trabalho coletivo de Ministros e Ministras do Sínodo Paranapanema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Tem sido um tempo de aprendizagem pela superação de barreiras e, sobretudo, trata-se de um importante testemunho de unidade e solidariedade em tempos de isolamento. Louvado seja Cristo.
O tema da nossa reflexão de hoje é: Em Cristo Jesus somos chamados para uma vida coerente com a nossa condição de santificados.
A vida exige de nós o exercício de vários papeis: somos simultaneamente estudantes, profissionais, esposo, esposa, filho, filha, parente, amigo, membro da igreja, presbítero/a. A vida está cada vez mais complexa e repleta de compromissos. Nos tempos bíblicos a vida era mais simples, creio eu, mesmo assim existiam orientações visando a convivência harmoniosa entre pessoas.
O livro de Levítico trata destas questões comportamentais. Primeiramente com relação a prática da adoração a Deus e também de assuntos relacionados ao comportamento e convívio adequado entre as diversas famílias israelitas que estavam ainda numa condição nômade, em constante deslocamento, e sujeita a muitas influências externas. No capítulo 20 de Levítico temos uma série de orientações que trata das relações familiares. No versículo 8 do capítulo 20 está escrito: E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica.
Para nós, que somos cristãos, levamos em consideração que o sacrifício de Cristo na cruz também nos santifica, também nos separa para compromissos pessoais e coletivos. Então estamos na mesma condição que o povo de israel. Somos igualmente privilegiados graças ao amor de Deus, que nos alcançou pela de obra salvífica de Cristo. E, os inúmeros papeis e tarefas que exercemos, requerem nosso compromisso de amor, afinal somos agraciados com a santificação.
Oremos: Todo o louvor e gratidão rendemos a ti ó Pai Todo=poderoso. Concede fé e esperança a todos que lutam para superar o sofrimento causado pela pandemia. Que a graça da salvação em Cristo Jesus nos capacite para o compromisso coerente com o Evangelho. Em nome Cristo. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e, como tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.