IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês - Filipenses 4.7

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

27/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou o pastor Telmo Noé Emerich da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Comunidade Evangélica Luterana de Londrina. O tema da nossa reflexão é: “A paz de Deus” e o texto bíblico que nos orienta é o de Filipenses 4.7: ”E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”

Vivemos tempos de extremismos, de muros, de divisões, onde cada pessoa quer viver na sua bolha em segurança. Dentro da sua bolha, há um certo sentimento de paz, pois o diálogo com o diferente não existe. Não há o contraponto. Mas estas posturas separatistas não trazem a paz de verdade, mas apenas acirram posturas que ajudam a edificar muros e não a de derrubá-los.

A paz só existe onde há diálogo respeitoso com o diferente e disposição para acolher ideias opostas às minhas sem julgamentos, mas entendendo que a diferença, a diversidade de pensamentos faz parte da sociedade como um todo.

Paz não é ausência de conflitos, mesmo porque, se agirmos com sabedoria, poderemos aprender e crescer com ideias que são divergentes. E agir com sabedoria é sentar e dialogar.

A função da religião não é a de colocar mais pedras nestes muros que dividem as pessoas, mas de derrubar estes muros e criar redes de amor e solidariedade para que tenhamos um mundo melhor.

Mesmo diante de um mundo tão conturbado como o nosso, com as marcas tão profundas do pecado, Paulo vai dizer que a paz de Cristo nos guardará, pois estamos unidos a Cristo.

A nossa união com Cristo nos dá paz, mas não uma paz que nos isola do mundo e seus conflitos, mas uma paz por nos envolvermos nos conflitos e dialogarmos, por nos envolvermos com as dores do mundo e juntos orarmos, juntos estendermos a mão para ajudar a quem de nós precisa.

Oremos: Deus da vida, Deus da paz, ajuda-nos a sermos sinais Teus num mundo tão carente de amor e paz. Ajuda-nos a semear o bem, dialogar com o diferente, a derrubar muros e construir mais redes de solidariedade e amor. Em Nome de Jesus. Amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e, com o tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61731
MÍDIATECA
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br