A 9ª Assembléia do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) será uma espécie de fórum mundial ecumênico. Marcado para o período de 14 a 23 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) de Porto Alegre, o encontro reunirá 3 mil cristãos do mundo inteiros, além de 300 jornalistas. Para realizar este grande evento, já estão mobilizados 350 voluntários. Eles se dividem em um Comitê Local, 18 grupos de trabalho e um grande coral que está sendo formado para cantar músicas sacras. Neste sábado, 3 de setembro, os parte dos integrantes dos GTs estiveram reunidos das 9 às 13 horas, na Paróquia Martin Luther (Rua Coronel Camisão, 30, ao lado da Sogipa, fone 51 3343 6834). Os objetivos do encontro foram trocar informações, estabelecer canais de comunicação e potencializar o trabalho, além oferecer uma oportunidade para que todos se conhecessem e estabelecessem um clima de colaboração e harmonia.
É a primeira vez que o evento acontece na América Latina, apesar do CMI existir a mais de seis décadas e reprisar suas assembléias a cada sete anos. O Conselho tem sede em Genebra e congrega 347 igrejas de 110 países que, juntas, somam 560 milhões de fiéis.
Sediada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) a Assembléia terá uma programação religiosa composta de celebrações e orações diárias em comum, estudos bíblicos, plenárias temáticas e diálogos ecumênicos. Nos intervalos, acontecerá o chamado Mutirão, uma feira com mais de 150 seminários, exposições, apresentações, e oficinas sobre temas diversos ligados ao trabalho social, desenvolvidos por igrejas e sociedade civil.
Outros destaque ficarão por conta da Plenária da América Latina, a Vigília pela Paz e a Noite Cultural –uma mostra de manifestações artísticas sul-americanas. O grupo de voluntários está trabalhando na organização há mais de um ano
Fonte: Rosina Duarte