Num acontecimento mundial, no domingo, 22, igrejas de todos os rincões do planeta estão convidadas a celebrar o dom da paz oferecido por Deus. Congregações que aderirem às intercessões por paz com justiça estarão unidas em espírito, nas canções e na oração com a Convocação Ecumênica Internacional pela Paz, reunida em Kingston, Jamaica, de 17 a 25 de maio.
O texto proposto para o domingo é Efésios 2, que fala do Cristo “que é a nossa paz” e faz as pazes “entre nós e cria uma nova humanidade”. Os reconciliados em Cristo já não são “estrangeiros nem forasteiros”, senão membros do lar de Deus.
Igrejas e cristãos são chamados a ser construtores da paz em suas comunidades e nas esferas mais amplas da sociedade, do governo, na atividade econômica e no meio ambiente. Trata-se de um apelo à unidade, acima das fronteiras, na busca pela paz.
Uma canção para o dia diz: “Senhor renova tua paz no meio de teu povo”. Quando paróquias de cada fuso horária se reunirem para culto e adoração no domingo, uma onda de louvor e oração pela paz rodeará o mundo.
Os anfitriões caribenhos elaboraram uma oração pela paz que, numa de suas intenções diz: Temos sabotado tantas iniciativas; no lugar de superar o mal com o bem, permanecemos passivos enquanto o bem é achatado. Perdoa-nos, Senhor.
Marcelo Schneider
ALC/CMI