“A unidade cristã é uma dimensão intrínseca da graça de Deus conosco. Ela pertence a nossa fé, pois também a confessamos nos credos da igreja antiga. Pertencer a Cristo significa pertencer ao corpo de Cristo, a Igreja, afirmou o secretário geral do CMI, Olav Fykse Tveit, enquanto se referia ao processo de convênio que envolve cinco denominações de igrejas no País de Gales.
Tveit refletiu sobre a unidade cristã durante sua palestra na Conferência O Encontro, que aconteceu no dia 13 de outubro na Universidade Aberystwyth, no País de Gales University in Wales, no Reino Unido. Ele ainda disse que o CMI precisa de novas iniciativas como esta que vocês estão promovendo”.
“Somos chamados a ser o que somos na comunhão misteriosa em Cristo, ou seja, membros do mesmo corpo, galhos da mesma árvore, tijolos da mesma casa”.
Unidade é algo que recebemos e também algo que sempre precisa ser preenchido, como a graça e outros valores do reino de Deus, como a justiça, a paz, a alegria no Espírito e a própria vida, acrescentou.
Durante a conferência, Tveit apresentou o tema da próxima Assembleia do CMI: Deus da vida, conduze-nos à justiça e à paz, que vai ocorrer no ano que vem, em Busan, República da Coreia.
Participaram da conferência representantes das Igrejas Conveniadas do País de Gales: a Igreja Metodista, a Igreja Reformada Unida, a Igreja Presbiteriana do País de Gales, a Igreja no País de Gales e algumas congregações Batistas conveniadas.