IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Missão e testemunhos de ação no mundo contemporâneo

04/11/2013


O plenário da X Assembleia do CMI, dedicado ao tema da missão, reuniu testemunhos de ação cristã em contextos de transformação, desafios comuns e oportunidades para a missão.

A Pastora Cecilia Castillo, membro da Igreja Missão Pentecostal no Chile, começou sua intervenção, trazendo a memória de latino-americanas como Violeta Parra e Isabel Allende, mulheres que lutaram por causas sociais e compartilhou com as centenas de pessoas presentes no plenário na segunda-feira seu testemunho sobre as novas formas de evangelização no contexto contemporâneo.

Para a pastora a América Latina e o Caribe se debatem constantemente entre a impotência e as contradições que geram a pobreza, a desigualdade e a violência. As sociedades enfrentam todos os dias a grandes problemáticas, tais como a migração em busca de oportunidades, a violência, o tráfico de meninas e mulheres, entre outros, devido aos sistemas de escravistas atuais que nos mostram que não há nenhum respeito pela vida humana.

A pastora Cecilia convidou os participantes da X Assembléia do CMI a testemunhar o Evangelho da vida, que tem a ver com as experiências das mulheres e dos jovens que lutam por suas causas sociais, e não com formas estereotipadas e arcaicas.

A violência de gênero e a violência doméstica tornaram-se, para a grande maioria, em temas banais que os meios de comunicação mostram tantas vezes e é importante reconhecer que as nossas igrejas tem feito reflexões muito tímidas sobre isso, porque, lamentavelmente, algumas de nossas igrejas ainda querem controlar nossos corpos, nossa sexualidade e aplicar um único conceito de família que já não é fiel para a nossa realidade, disse a pastora.

Como a Pastora Cecilia, os outros dois expositores, o reverendo Stephen Bevans, sacerdote da congregação missionária católica Sociedade do Verbo Divino (SVD ) e o Bispo Geevarghese Mor Coorilos, partilharam com os presentes a necessidade de encontrar o espírito em todas as experiências pastorais que as igrejas realizam diariamente e não permitir que as igrejas se tornem um produto de consumo.

Todos temos um papel a contribuir, nós temos a oportunidade da reconciliação. O Espírito nos conduz para a vida juntos, disse o Rev. Bevans.

Eco-Justiça: Desafio para a nova missão

A nova declaração do CMI sobre a missão destaca a necessidade de um enfoque na justiça ecológica - eco-justiça - para fazer frente à destruição da Terra pela humanidade e ao abuso de poder político e econômico.

Quando o planeta está enfrentando sérias ameaças como o aquecimento global, a mudança climática, a exploração da natureza devido à excessiva ganância e o lucro indevido, a missão da busca pela eco-justiça é de grande importância, disse o Bispo Geevarghese Mor Coorilos, representante do Patriarcado Sírio-Ortodoxo de Antioquia e todo o Oriente.

Fonte: CMI

Veja também no Portal Luteranos - Assembleia do CMI 2013
 

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br