¨Junte-se a Peregrinação de Justiça e Paz é o título da Mensagem da 10ª. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). A Assembleia em Busan, Coreia do Sul, começou em 30 de outubro e chegou ao fim em 8 de novembro de 2013. Uma assembléia, o órgão superior do CMI, é realizada uma vez a cada sete a oito anos para endossar as políticas, revisar projetos e apontar a direção futura da organização.
A ¨Mensagem¨ de uma assembléia do CMI pretende reportar o espírito do evento, bem como os compromissos comuns de representantes de 345 igrejas-membro, entidades religiosas relacionadas e organizações parceiras. Ela reflete o tema de uma assembleia, adotado anteriormente pelo comitê central do CMI. O tema da assembléia Busan foi esta breve oração: ¨Deus da vida, concuze-nos à justiça e à paz¨.
A assembléia do CMI original em Amsterdam, em 1948, enviou uma mensagem às igrejas e ao mundo que incluía a frase ¨Nós pretendemos ficar juntos¨. A Mensagem de 2013, afirma, no contexto do convite das igrejas de peregrinação de justiça e de paz ¨Temos a intenção de caminhar juntos¨.
Descrevendo seu tempo em Busan e em outras partes do país, os participantes da 10ª Assembleia apresentam esta afirmação:
¨Nós compartilhamos a nossa experiência de busca da unidade na Coréia como um sinal de esperança no mundo. Esta não é a única terra onde as pessoas vivem divididas, na pobreza e na riqueza, felicidade e violência, bem-estar e guerra. Nós não somos autorizados a fechar os olhos para as realidades duras ou para descansar as mãos da obra transformadora de Deus. Como uma irmandade, o Conselho Mundial de Igrejas está em solidariedade com o povo e as igrejas na península coreana, e com todos os que lutam pela justiça e a paz¨ .
Fonte: CMI
Veja também no Portal Luteranos - Assembleia do CMI 2013
Veja na página da Assembleia do CMI em espanhol aqui.