Na condição de representante oficial da IECLB, a professora de hebraico da Faculdades EST e coordenadora geral da ONG SERPAZ – Serviço de Paz, Ms. Marie Ann Wangen Krahn está participando, entre 16 e 25 de maio, em Kingston, na Jamaica, da Convocatória Internacional Ecumênica pela Paz do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
O propósito da convocatória está orientado para pessoas, planos e parcerias. O Chamado Ecumênico para uma Justa Paz convida cristãos e cristãs a se aproximarem ao “caminho da Justa Paz” em conjunto e a fazer desta unidade dinâmica a base daquilo que será realizado na convocatória.
Na avaliação de Marie, os resultados da International Ecumenical Peace Convocation (IEPC) podem ser melhor julgados em termos de cooperação e colaboração do que por declarações e manifestos. “É também importante observar que a IEPC não é um corpo decisório que adota posições formais; mas uma convocação para construir entendimento e conexões”, afirma.
A convocatória de Kingston representa o evento culminante da Década para a Superação da Violência, declarada pelo CMI em 2001. A trajetória desta iniciativa deixa claro o que provavelmente vai acontecer na Jamaica. Indivíduos e grupos que têm examinado os quatro temas da Justa Paz adquiriram novo entendimento sobre o que podem fazer pela promoção do entendimento e da não violência.
Os quatro temas da convocatória conectam a paz com pessoas e povos, com um lugar e com a santidade da vida:
• Pela Paz na Comunidade – para que todos/as possam viver livres do medo
• Pela Paz na Terra – para que a vida seja sustentada
• Pela Paz no Mercado – para que todos/as possam viver com dignidade
• Pela Paz entre os Povos – para que vidas humanas possam ser protegidas.
O encontro de Kingston deve favorecer a constituição de instituições ou redes teológicas direcionadas a temas e tópicos específicos da Justa Paz. Também irá colaborar para o desenvolvimento de uma teologia ecumênica e de um consenso sobre Justa Paz, tema que ganhará especial destaque na Assembleia do CMI agendada para 2013.
Favorecendo iniciativas que conectem a unidade cristã ao testemunho da igreja pela paz, a convocatória pretende gerar recursos e atividades para culto e para educação pela paz, incluindo o Dia Internacional pela Paz, o Ciclo Ecumênico de Oração e a Semana de Oração pela Unidade Cristã.
Do mesmo modo, os participantes querem favorecer o diálogo interreligioso e a cooperação em assuntos relacionados à paz, incluindo a participação na Semana Mundial de Harmonia Interreligioso promovida pela Organização das Nações Unidas.
Os resultados abrangentes da IEPC para a comunidade internacional ecumênica são:
- Inspiração compartilhada para crenças e ações relacionadas à paz;
- Cooperação mais forte e mais redes buscando agendas comuns relacionadas à Justa Paz;
- Foco estratégico para o Conselho Mundial de Igrejas em áreas chaves da Justa Paz, levados à décima Assembleia e para além.
Quando igrejas trabalham de uma maneira unida para a paz e a justiça, seu testemunho adquire mais credibilidade (João 17:21). Os/as mais de 1 mil representantes de 348 igrejas membros do CMI presentes à Convocatória irão compartilhar suas experiências e seu compromisso com o mundo através de uma mensagem que convidará igrejas e pessoas a continuarem a caminhada para uma Justa Paz.
Veja outras noticias relacionadas: