IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Ecos da Jamaica: A Paz Justa, a presença da IECLB e a mensagem final da Convocatória Ecumênica

17/05/2011

A professora Marie Krahn, de São Leopoldo, foi a delegada da IECLB na Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP), que foi promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), entre 17 a 25 de maio, em Kingston, Jamaica. O evento já é considerado um marco na caminhada ecumênica global no que tange a abordagem evangélica e social dada ao tema da paz por parte de mais de 300 igrejas-membro do CMI ao redor do mundo.

Já de volta ao Brasil, depois de duas semanas envolvida com o evento, Krahn valorizou a oportunidade de poder estar em contato com tantas redes e iniciativas de todo o mundo, mas alerta que o evento mostrou que ainda há muito a caminhar na busca por metodologias de encontros que possam conduzir para um processo de consenso de fato.

Ela enxerga o papel profético que cada participante foi chamado a assumir depois do encontro: “Senti que as igrejas receberam o mandato de serem proféticas e ensinarem a não violência mesmo que isto possa implicar em sofrimento e até morte, pois seguimos a Cristo que foi não violento e que morreu por suas ações para uma justa paz, e que foi ressuscitado, nos libertando do medo da morte, justamente para podermos ser proféticos e agir não violentamente em prol de uma justa paz”, afirmou.

A incidência da IECLB na CEIP, no entanto, não se limitou apenas à representação oficial exercida por Krahn. Pelo menos outras sete pessoas ligadas á igreja estiveram em Kingston participando do encontro.

A Pa. Dra. Wanda Deilfelt, que integrou a comissão responsável pela primeira versão do Chamado Ecumênico à Paz Justa e foi convidada pelo CMI para participar da Convocatória, acredita que a CEIP reafirmou o discipulado de Jesus como amor ao próximo. “Sabemos que é fácil amar a quem nos quer bem, mas Jesus nos coloca na difícil posição de amar não só os amigos, mas também aos inimigos. Amar ao próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas é a mais básica e a mais difícil parte do discipulado”, lembrou.

O jovem missionário Alexander Stahlhoefer foi à Jamaica como substituto de Thomas Kang, representante da IECLB na reunião do Comitê Contínuo do CMI para Assuntos Internacionais (CCAI), uma das várias comissões do Conselho que realizaram suas reuniões anuais paralelamente à CEIP, em Kingston. Stahlhoefer destacou o papel da paz nas discussões sobre os principais temas no mundo de hoje. “Ao invés de falarmos da responsabilidade de proteger de cada nação, precisamos sublinhar a responsabilidade de prevenir futuros conflitos. A paz é alcançada em termos políticos quando há justiça nas relações de poder entre elas.”

Kang, o membro titular da CCAI, acredita que o temas da CEIP estão intimamente ligados à agenda e ao mandato do comitê que integra: “pobreza, destruição e guerras, lamentavelmente, estão presentes na vida de milhões de pessoas no mundo. Enquanto Igreja de Jesus Cristo omitir-se diante dessas questões estará furtando-se de uma das responsabilidades do seu discipulado. Se as igrejas querem ser pacificadoras, não podemos deixar de lado questões políticas, econômicas ou ligadas ao diálogo inter-religioso”, afirmou. “É pela paz que trabalhamos, seja no mercado, na comunidade, entre povos ou com a Criação de Deus”, concluiu Kang.

Ao todo, oito pessoas ligadas diretamente à IECLB participaram do evento. A seguir, os nomes dos/as ministros/as e membros da IECLB presentes na CEIP (em ordem alfabética):

P. Dr. Walter Altmann, moderador do Comitê Central do CMI

P. Dr. Silfredo Dahfelrt, que atua na Igreja Evangélica na Alemanha

Pa. Dra. Wanda Deifelt, docente no Luther College, em Decorah, EUA, e membro do primeiro comitê de redação do Chamado Ecumênico pela Paz Justa

P. Dr. Nilton Giese, secretário-geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas

Marie Ann Krahn, professora, em São Leopoldo/RS e delegada da IECLB no evento

Daniele Schmidt Peter, assessora do CAPA, em Pelotas/RS, e steward na CEIP

Dr Marcelo Schneider, assessor do moderador e correspondente do CMI na América Latina

Alexander Stahlhoefer, missionário em Timbó/SC, e substituto de Thomas Kang na reunião da CCAI.

Marcelo Schneider/CMI

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br