O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Conselho de Igrejas do Oriente Médio (CIOM), organizam em conjunto esta importante conferência ecumênica internacional, de 21 de maio a 25 de 2013, no Mosteiro Notre Dame du Mont, localizado próximo a Beirute, no Líbano. A conferência teve início nesta última terça-feira, 21 de maio, com uma cerimônia de abertura. Na quarta-feira pela manhã iniciamos refletindo sobre a parábola do semeador ( Mc 4. 1-20), durante toda a semana nos acompanham debates e reflexões. A Conferência segue até sexta-feira, 24 de maio, onde finalizará com um culto ecumênico.
Este evento tem como base os resultados de duas consultas regionais: a primeira, realizada em Volos, na Grécia, em junho de 2011; e a segunda, uma consulta entre cristãos e muçulmanos sobre a presença cristã e testemunho no mundo árabe, que teve lugar no Catolicato armênio na Cilícia, Antelias, no Líbano, em janeiro de 2012.
A conferência em Beirute tem como objetivos:
1. Proporcionar um espaço para que as igrejas que vivem em contextos religiosos e políticos atribulados possam compartilhar abertamente suas preocupações.
2. Elaborar e divulgar uma mensagem comum, que incluirá a visão e as expectativas das igrejas locais sobre o futuro da presença e testemunho no Oriente Médio cristão, e sua contribuição para a paz e justiça para todas as pessoas na região.
3. Refletir junto com outras lideranças cristãs, de diferentes partes do mundo, sobre os desafios que os cristãos enfrentam na região, e elaborar um plano comum de ação para fortalecer a presença e o papel das igrejas no Oriente Médio.
4. Iniciar novas formas de solidariedade da família ecumênica, através do envolvimento de um grande número de igrejas, de organismos ecumênicos regionais e nacionais e de agências relacionadas com igrejas e ministérios especializados.
Conforme a organização do evento: a expectativa é de que a conferência crie uma nova dinâmica para as igrejas da região, bem como para a família ecumênica, especialmente à luz da próxima Assembleia Geral do CMI, em Busan, Coréia do Sul, em novembro de 2013. As conclusões tiradas deste encontro serão um importante recurso para as discussões sobre o Oriente Médio em Busan, e para orientar e moldar os planos do programa de trabalho do CMI e do CIOM para os próximos anos.
Apesar de lidar com uma preocupação regional, aparentemente específica, esta conferência traz uma questão de grande importância para a família ecumênica e para todos os povos. A presença cristã apostólica e o seu testemunho na região do Oriente Médio, ao lado de muçulmanos e judeus, é fundamental para a harmonia entre as religiões de todo o mundo.
Participam desta conferência:
- Chefes de Igrejas do Oriente Médio
- Líderes de Igrejas da família ecumênica mais ampla
- Secretários-gerais de Comunhões Mundiais Cristãs
- Secretários-gerais de organizações ecumênicas regionais
- Secretários-gerais / diretores de agências relacionadas com igrejas e ministérios especializados
- Teólogos, representantes de seminários na região, e demais convidados (as) de Igrejas membro do CMI.
Altemir Labes
Pastor Sinodal