A jornalista gaúcha Rosina Duarte, da Agência Livre para a Infância, Cidadania e Educação (ALICE), de Porto Alegre, recebeu na quinta-feira, 12, junto com outros 19 colegas da imprensa brasileira, o título de Jornalista Amigos da Criança, concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). O título, explica a ANDI, é um reconhecimento ao trabalho de jornalistas comprometidos com os temas da área social, principalmente aqueles relacionados à infância e adolescência, e um estímulo para que eles continuem contribuindo para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.A escolha dos jornalistas amigos da criança não se dá com a produção de uma reportagem ou um conjunto de matérias, mas na produção contínua de textos que contribuam para a discussão de políticas públicas dirigidas à população infanto-juvenil.
O projeto Jornalista Amigo da Criança foi criado em 1997 e, em dez anos, diplomou 326 profissionais de imprensa e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Outra gaúcha a receber o prêmio foi a jornalista Marta Gleich, membro da IECLB, diretora de Jornalismo On Line do Grupo Rede Brasil Sul (RBS).
Rosina tem ligações estreitas com a IECLB, pois prestou assessoria de imprensa ao comitê organizador local da 9ª. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), formado, em sua maioria por profissionais ligados à nossa igreja. Nesta função, ela municiou os 4 mil participantes do evento e as entidades que representavam com informações sobre a realidade social do Brasil e a inserção das igrejas nesse quadro. Atualmente, Rosina coordena o jornal Boca de Rua, uma publicação produzida e voltada aos moradores de rua do centro de Porto Alegre com apoio da Fundação Luterana de Diaconia.
ALC Noticias