GlobeTheoLib, ou Biblioteca Digital Mundial de Teologia e Ecumenismo, é o nome da biblioteca digital, lançada no dia 23 de setembro em Genebra-Suíça, numa parceria entre o Conselho Mundial de Igrejas e a Globethics.net.
A biblioteca, acessível gratuitamente a qualquer pessoa na internet, contém várias centenas de milhares de artigos, documentos e outros recursos acadêmicos.
Para ter acesso ao acervo, basta entrar em www.globethics.net/web/gtl e inscrever-se, preenchendo a ficha de usuário. A ferramenta utiliza a plataforma eletrônica de Globethics.net, organização que já tem mais de 650.000 textos completos de documentos em sua biblioteca digital mundial sobre Ética.
O principal objetivo, além do acervo disponibilizado, é utilizar novos modelos digitais de intercâmbio de informação para permitir que as vozes e os recursos teológicos de todo o mundo se tornem mais visíveis, para além das barreiras nacionais, culturais e denominacionais.
Segundo o secretário-geral do CMI, Olav Fykse Tveit, “chegou a hora de lançar um novo modelo de participação ecumênica em recursos teológicos a fim de preparar o cristianismo mundial para o século 21”.
Para o professor Dr. Christoph Stückelberger, fundador e diretor executivo de Globethics.net, a biblioteca digital mundial de teologia e ecumenismo representa um intento decisivo de concertar o desequilíbrio na transferência mundial de conhecimentos, especialmente entre os hemisférios Sul e Norte do planeta.
A biblioteca “aproveita o potencial da internet para oferecer novas possibilidades de investigação e educação teológicas com vistas à criação de redes, ao intercâmbio e à participação digital em nível internacional”, disse Stückelberger.
A biblioteca proporciona acesso a publicações periódicas, livros, materiais de capacitação e teses e dissertações sobre teologia e ecumenismo. Oferece também aos participantes inscritos l oportunidade de apresentar seus próprios documentos e publicações para compartilhá-los com outras pessoas do mundo inteiro.
O projeto tem o apoio de um consórcio do qual participam associações de bibliotecas teológicas e seminários, bem como organizações missionárias, fundações, organizações ecumênicas regionais e comunidades cristãs mundiais.
O conteúdo vem de quatro fontes principais: conteúdos que foram adquiridos para serem disponibilizados aos assinantes; depósitos de livre acesso em rápido crescimento; instituições associadas que põem seus próprios recursos à disposição; e participantes inscritos que podem apresentar seus próprios documentos.
Clovis Horst Lindner,
com informações do site oikoumene.com