Na consulta do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em Chevy Chase, o pastor 1º vice-presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, introduziu a sessão dedicada às Perspectivas Teológicas e Éticas, destacando a perspectiva bíblica do shalom (paz). A guerra não é o meio mais eficaz e duradouro para o combate ao terrorismo. A dignidade da pessoa humana deve ser observada, sem exceções, em todas as circunstâncias, insistiu Altmann.
Na sua avaliação, a vulnerabilidade, difícil sentimento para o povo norte-americano, não acostumado a ataques externos, é intrínseca à condição humana e, como categoria ética, deve impedir que qualquer nação, por mais poderosa que seja, intente estabelecer por via militar ou por outros meios um estado de autopromoção absoluta.
A declaração final do encontro afirma que a comunidade cristã encontra verdadeira segurança apenas em Cristo, que é indispensável um diálogo e esforço conjunto dos cristãos em todo o mundo em favor da paz, que a segurança entre os povos deve estar baseada na observância dos direitos humanos, bem como no estabelecimento de uma ordem econômica com justiça, e que se deve fortalecer as instituições internacionais, como a ONU.
Fonte: Notícias IECLB