A 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas está acontecendo em Porto Alegre, RS, Brasil, até 23 de fevereiro de 2006, sob o tema Deus, em tua graça, transforma o mundo. A Assembléia será um tempo de encontro, oração, celebração e deliberação para milhares de cristãos – mulheres e homens – de todo o mundo.
O convite para a realização da Assembléia no Brasil partiu das igrejas brasileiras membros do CMI e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). O local do evento é o CEPUC, Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre é a maior cidade do sul do Brasil, com uma população de 1.5 milhão de habitantes. A cidade tornou-se um importante centro de cultura e educação e, mais recentemente, a sede do Fórum Social Mundial, da democracia e da participação popular.
A Assembléia é o mais alto órgão legislativo do CMI, e acontece a cada sete anos. O objetivo formal da Assembléia é revisar programas e determinar as políticas gerais do CMI, bem como eleger os presidentes e nomear um Comitê Central que atua como principal órgão governamental do CMI até a assembléia seguinte. Mais de 700 delegados e seus consultores, representando mais de 340 igrejas-membro do CMI, desempenham seu trabalho num programa que inclui oração, estudo bíblico, plenárias temáticas, palestras e trabalho de comitês.
Juntamente com o trabalho dos comitês e das sessões administrativas para os delegados, a Assembléia também é uma oportunidade de celebrar e compartilhar para milhares de outros visitantes esperados para o evento. Um dos pontos altos da Assembléia será o programa ecumênico de parcerias ou Mutirão – palavra que pode ser entendida como reunir-se, celebrar e refletir juntos. Esta é exatamente a intenção deste espaço que estará aberto para uma ampla gama de igrejas, organizações ecumênicas e grupos de todas as partes do mundo. A programação diária do Mutirão inclui apresentações, exposições e discussões abertas a todos os participantes da Assembléia.
Um elemento central da Assembléia - para todos os participantes - são os cultos e celebrações, em que a comunidade será reunida em oração e meditação, valendo-se da diversificada experiência espiritual das igrejas ao redor do mundo.
O trabalho de preparação da 9ª Assembléia foi conduzido pelo Comitê de Planejamento da Assembléia (APC) e pelo Comitê de Liturgia da Assembléia (AWC), sob a supervisão do Comitê Central do CMI. Esses comitês se reuniram regularmente antes do início da Assembléia. O evento é coordenado pelo escritório da Assembléia em Genebra e por um coordenador local em Porto Alegre.
Programação
O programa da 9ª Assembléia está sendo rico e diversificado, contendo vários elementos inter-relacionados, envolvendo comunhão, celebração, discussão e oração. A liderança do CMI espera que esta assembléia venha a marcar uma nova fase que inspire e energize o CMI e o movimento ecumênico.
Para os delegados oficiais, as sessões de assuntos administrativos vão enfocar a organização e os programas do CMI, além de tomar decisões sobre prioridades futuras. As sessões temáticas ou deliberativas abrirão espaço para a discussão tomada de decisões a respeito de questões com as quais se defronta o movimento ecumênico. Um programa aberto de parceria chamado Mutirão permitirá que as igrejas e outros participantes compartilhem experiências e proponham exposições e apresentações. Toda a Assembléia tem como suporte uma rica vida de culto e oração.
Os elementos principais do programa da Assembléia são:
o Programa
o Oração & Estudos Bíblicos
o Plenárias
o Diálogos Ecumênicos
o Mutirão
o Comitês
o Participação da Juventude
Apresentação
Clique no anexo abaixo para baixar a apresentação da 9ª Assembléia em Power Point: