O Dia 21 de setembro foi designado pelo Conselho Mundial de Igrejas – CMI- como o Dia Mundial de Oração pela Paz. Leia a mensagem do Secretário Geral do CMI, Samuel Kobia, e faça parte desta ação você também!
Quanto em tantos lugares do mundo se tem a impressão de que as forças da violência, da guerra e da opressão estão aumentando, orar pela paz pode parecer um exercício inútil. Mas, nós, cristãos, acreditamos no poder da promessa de paz, assim como no poder da oração.
A oração é parte da espiritualidade cristã, uma espiritualidade que não é um chamado a resignar-se ou omitir-se da ação social e da vida pública, mas muito pelo contrário, é um chamado para despertar e buscar a continuidade do espiritual mediante a ação em prol da justiça e da paz.
Por este motivo, durante o Decênio para a Superação da Violência, o Conselho Mundial de Igrejas está convidando suas igrejas membro para que observem o Dia Internacional de Oração pela Paz, neste 21 de setembro.
Neste dia queremos nos que se unam à nós todos aqueles que em vários países do mundo trabalham juntos por um mundo mais pacífico. Animemo-nos e marchemos em solidariedade com eles. Vamos interceder e dar graças a Deus por estas pessoas.
Este ano, o Decênio para a superação da violência focaliza sua atenção nos Estados Unidos. Então, vamos orar especialmente pelas igrejas norteamericanas, juntamente com elas. Vamos reconhecer e alentar a luta das igrejas e dos cidadãos norte americanos para dar o testemunho de paz e justiça tanto no contexto nacional, quanto internacional.
Viver o Evangelho de Jesus Cristo nos permite encontrar e fomentar a paz em meio ao mundo que se caracteriza pela violência em muitos níveis. Só a perspectiva espiritual pode infundir nos cristãos o “valor de esperar”.
O Conselho Mundial de Igrejas está convidando lideranças cristãs e pacifistas em eminência, de todas as partes do mundo, a compartilhar também uma mensagem de paz. Que suas palavras sejam fonte de inspiração para nós!
Samuel Kobia, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas