Prédicas e Meditações



ID: 2931

Vocês fazem bem em prestar atenção na mensagem dos profetas

02/11/2016

Lema Bíblico de Novembro

“Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês.” 2 Pedro 1.19

Noticiários ligados aos escândalos são temas com os quais nos acostumamos. As informações midiáticas não mais inquietam a existência humana. Ao mesmo tempo, a nossa escuta é fragmentada porque logo adiante, virá outra informação que poderá ser pior do que aquela recebida no presente. Isto significa que nos acostumamos com aquilo que é anormal, o pior parece que sempre está ainda por vir.

Qual será o critério para a tomada de nossas decisões quando o anormal se torna o costumeiro no dia a dia? As decisões podem estar pautadas no impulso das emoções, a lei da sobrevivência estará condicionando a nossa existência. Logo, os nossos parâmetros se tornam escassos. Líderes que cativam para o bem não estão na vitrine. A própria razão torna-se vítima do descaso e indiferença com a educação.

A palavra bíblica deste mês de novembro revela algo muito simples, mas, ao mesmo tempo, revela dificuldade enorme na nossa convivência: Vocês fazem bem em prestar atenção na mensagem dos profetas. Isto quer dizer, precisamos escutar e não apenas ouvir. Escutar significa se colocar junto com o outro para perceber a palavra com as suas emoções, a mensagem que este vem revelar. Neste estar aí para o outro acontece troca, partilha. Isto é muito mais que que troca de uma informação ou eco de um diálogo.

O avanço tecnológico da comunicação, com todos os seus benefícios, proporcionou muitas facilidades para o nosso convívio. Mas perde-se cada vez mais aquela sintonia de auscultar o outro, que faz perceber inclusive os ruídos presentes em sua alma. Caminhamos para um distanciamento, onde cada vez mais somos um estranho para nós mesmos e para os outros. Aproximação se faz em escutar, onde vale o cuidado, o zelo pelo bem querer.

Prestem atenção na mensagem que receberam dos profetas. Nela está o ensino, a orientação, o consolo, o anúncio do perdão. A Palavra revelada nas Escrituras é a nossa luz. Através dela enxergamos a nós próprios, saberemos diferenciar o bem do mal. Quando não mais escutamos, o caos da nossa existência está se instalando, estamos sendo embriagados pelo sintoma do pecado.

O lema deste mês remete ao ambiente familiar e comunitário. O espaço da escuta, nela se relembrava as histórias no decorrer dos tempos e, de como foram sendo encaminhados os grandes temas da existência humana. Os anciãos se reuniam com as crianças e contavam as suas histórias. Esta saudade remete a importância desta entrega, nesta escuta elaborava-se a vida, naquilo que temos como sendo ético e também o que deve ser rejeitado na nossa convivência. A luz de Cristo estava iluminando a vida, fortalecendo valores para a nossa conduta como filhos e filhas de Deus. Escutar é opção pela vida! É resignificar a nossa existência! Afastar a escuridão! Fazes bem em prestar atenção na mensagem das Escrituras!

P Werner Kiefer
Matriz – Porto Alegre
 


Autor(a): Werner Kiefer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Porto Alegre - Matriz
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 40163

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br