Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Eu sou Antonio Ottobelli da Luz, pastor da IECLB atuando em Maringá.
O tema de nossa reflexão para este momento é: Migração e Diálogo. E a palavra bíblica, do Antigo Testamento, para o dia de hoje, nos vem do Livro de Levitico 19.34 e diz: Vocês devem amar os estrangeiros como amam a vocês mesmos.
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus. O povo de Deus, depois de se fixar na terra prometida, deveria amar os estrangeiros e viver em paz com eles. Nesta lei o povo de Deus é lembrado que um dia também viveu como estrangeiro no Egito. Que lá teve vida sofrida, mas recebeu cuidado. Assim, como foi ajudado, deveria ajudar.
Também Jesus Cristo nos ensinou que cumprimos os mandamentos, quando amamos a Deus e ao próximo, como a nós mesmos. Aliás, o próprio Jesus se apresenta como estrangeiro. Ele diz: Fui estrangeiro e vocês me acolheram. (Mt 25. 35)
Como pessoas cristãs somos confrontados com a triste realidade da discriminação e intolerância contra migrantes e refugiados. Por isso, nós somos lembrados que quem recebe um estrangeiro, recebe ao próprio Jesus. Além disso, a maioria de nós também é descendente de imigrantes que um dia vieram para o Brasil, em busca de uma vida melhor. Isso é o que todas as pessoas estrangeiras buscam, quando se obrigam a migrarem.
Oremos: Ó Deus de bondade. Ensina-nos a amar nossos irmãos e irmãs. Amém
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor; e o lema é: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade.