Vivendo e envelhecendo!
Você está envelhecendo? Que bom. Parabéns! Uma frase de autoria desconhecida diz: “Não se lamente que está envelhecendo, é um privilégio negado a muitos”.
Estamos vivendo uma época de muitas mortes por causa da pandemia, mas não somente por ela. Quando alguém falece com 80, 90 anos ou mais, pode-se pensar: faleceu por motivos de idade. Mas e quando pessoas falecem com 30, 40, ou 50 e poucos anos?
Sim, é um privilégio poder envelhecer! É um presente divino acrescentar um ano a mais na história de vida, mesmo que isso venha acompanhado de alterações corporais como rugas, marcas no corpo, perda de cabelos ou alguma limitação.
Ao longo da nossa vida, o corpo vai mudando e envelhecendo, o que é absolutamente normal, mesmo que muitos não o aceitem ou tentem manter a beleza e os padrões da juventude, através de recursos variados.
O nosso corpo segue somente um caminho: o envelhecimento. De outra forma, internamente podemos ir nos renovando. Cada ano a mais nos faz mais experientes, esperançosos e compreensivos. Nos tornamos mais aptos para viver a vida em sua plenitude.
A vida é bonita e especial, ela é um presente de Deus! A cada dia o Senhor renova a sua graça e misericórdia para conosco. Ao agradecermos pela nossa vida e a das pessoas que nos acompanham nos animamos interiormente. Vamos descobrindo que há muitas coisas que ainda podemos aprender e fazer.
Uma das formas de sentido de vida e alegria pode ser o voluntariado, quando doamos aquilo que de mais precioso temos: o nosso tempo e a nossa atenção.
Não importa a idade, sempre podemos ser uteis e motivo de bênçãos para alguém. A maturidade nos faz ver coisas que não percebíamos antes, as quais não dávamos importância.
Alguém escreveu que demos: “Acrescentar vida aos anos e não apenas anos à vida”. Celebre cada novo ano de vida. Agradeça a Deus pela sua idade e procure viver intensamente da melhor maneira possível conforme a vontade do Senhor!
Pastor Vanderlei Closs