Prédicas e Meditações



ID: 2931

Uma lição para a vida - De pai pra filho!

10/08/2021

Você se considera uma pessoa perfeccionista? Também cobra a perfeição de si e dos outros? Como é bom quando as coisas saem como gostaríamos, mas, certamente, a vida já nos ensinou que nem tudo é como gostaríamos que fosse e que precisamos compreender as pessoas e os fatos, antes de tirarmos nossas próprias conclusões.

Compartilho com vocês uma estória baseada no relato de um homem que aprendeu essa lição quando pequeno. Na sua família tinha-se o hábito de cada noite ter um lanche diferente: uma noite era a noite do pastel, outra do cachorro quente e tinha também a noite da torrada! E nessa noite da torrada ele recebeu uma lição que guarda pra vida toda. Depois de um dia de muito trabalho, a mãe fez as torradas, só que esqueceu de cuidar e aconteceu de elas terem passado um pouco do ponto. Queimaram, não só torraram. Ao ver as torradas queimadas ele pensou: é hoje que o papai vai xingar a mamãe, pois essa torrada não está boa. Mas o pai sorriu para a mamãe e comeu alegremente aquela torrada queimada.

Quando o menino deixou a mesa naquela noite, ouviu sua mãe pedindo desculpas por ter queimado a torrada. E ele nunca esqueceu o que seu pai disse: Não se preocupe querida – uma torrada queimada não faz mal e eu gostei...

Mais tarde, naquela mesma noite, quando ele foi dar um abraço de boa noite em seu pai, aproveitou para perguntar se o pai tinha realmente gostado da torrada queimada. O pai abraçou o filho e disse: Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. E outra - A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado ou cozinheiro! Claro, cada dia quero me tornar uma pessoa melhor – não melhor do que os outros, mas melhor do que eu mesmo! Mas o que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas dos outros, também as diferenças que temos nos ajuda a criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Pois as pessoas poderão se esquecer do que você lhes disse ou fez. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir!

Prezado irmão, irmã: Poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre esposo e esposa, pais e filhos, irmãos, colegas e amigos.

Como disse o pai ao filho: As pessoas poderão se esquecer do que você lhes disse ou fez. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.

E essa é uma grande verdade! Cada um de nós pode fazer alguém sentir-se bem. Mas como? Às vezes pode ser mais simples do que a gente imagina: entendendo quando a pessoa com a qual convivemos não está num bom dia; aceitando as falhas dos outros sem logo sair criticando; ouvindo quem precisa desabafar; ajudando uma pessoa que está com problemas com seu tempo e atenção.

Precisamos confessar que gastamos muito tempo de nossa vida nos importando com coisas pequenas, pequenos aborrecimentos e desentendimentos que não levam a lugar algum e que acabam, sim, sempre nos fazendo mal, estragando nosso dia, que tinha tudo para ser bom, se houvéssemos escolhido o caminho da compreensão e da paz.

Lembre-se sempre: Talvez o dia da pessoa com quem você se relaciona tenha sido pesado, com muitos problemas e preocupações. Lembre-se também que nem tudo é perfeito. Deus é perfeito! Sua criação é perfeita. Mas nós seres humanos não conseguimos a perfeição. Mas podemos e conseguimos nos tratar com atenção, com respeito, carinho e amor - assim como o esposo da estória fez com sua esposa.

Como nos recomenda o apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 4.32: Sejam bons e atenciosos uns para com os outros!

Se formos capazes de fazer isso, podemos ter a certeza de que será muito mais fácil lidar com as pessoas e com as situações ao nosso redor e podemos sim viver bem em família, com os amigos, no local de trabalho, onde estivermos, apesar das diferenças e imperfeições que nós temos e os outros também tem – e dos desafios e dificuldades que estão ao nosso redor!

Pense nisso! Deus te abençoe! Amém.
 


Autor(a): Pastor Rubeval Küster
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 32
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63917
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br