Olá, a Palavra de Deus fala com você nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 com o tema Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez-se uma unidade e do lema: Fraternidade e Diálogo- compromisso de amor.
Sou Valdecir Badzinski, Padre da diocese de Guarapuava e atuo como secretário executivo do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
Hoje, dia 09 de março e o tema de reflexão é transparência e diálogo,
São Paulo Apóstolo escreveu aos Tessalonicenses: “Pois todos vós sois filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas”(Ts 5,5).
A bíblia está repleta de metáforas referentes a realidade da luz, em toda a bíblia. No Salmo 27,1, lemos: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação”; em Isaías 9,2 “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; O Velho Simeão em sua oração referiu-se ao salvado como, “luz para iluminar as nações e gloria do seu povo Israel” (Lc 2,32).
Mais que metáfora, o sentido teológico para tal nomenclatura refere-se aos filhos iluminados de Deus, que deve em viver de tal forma que a luz sempre brilhe ao seu redor. Haja uma transparência pela coerência do que é proposto e do que se vive. Isto é, vivem sempre vigilantes e ativos, de modo que as trevas não podem surpreender nem encontrá-los de surpresa. Os cristãos devem sempre estar vigilantes e estando vigilantes, podem sempre agir na luz e agindo na luz podem iluminar. Feliz daquele que gera luz na vida do próximo.
Não podemos ter receios de expor nossas ações cotidianas de uma forma transparente, pois sabemos que os pecadores é que odeiam a luz.
Neste tempo quaresmal queremos convidar você a viver de acordo com à altura de que és em Cristo. Sendo sal e luz, membros do corpo místico de Cristo como homem novo e assim encorajamos uns aos outros a nos revestirmos do novo homem.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Que Deus continue abençoando a você e sua família.