Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho, Mateus 11.10. As palavras da Sagrada Escritura lema para o terceiro domingo de Advento são palavras de Jesus a multidão que estava com ele, quando os enviados por João Batista, que estava encarcerado, lhe perguntaram se acaso era Ele (Jesus) o Messias ou se haveriam de esperar outro. João quer saber se é Jesus o que fora prometido como Messias. Jesus dá testemunho de João e afirma que ele (João) é o mensageiro que foi enviado para preparar-lhe o caminho. Os discípulos de João voltaram para lhe anunciar a resposta de Jesus. Ao ouvir a resposta, talvez João tenha pensado: Missão cumprida! A espera de João havia terminado.
Contudo, a missão dada a João continua conosco. Nós somos os mensageiros enviados para preparar o caminho do Senhor. A celebração do Natal nos lembra que na criança nascida na manjedoura de Belém a promessa se cumpriu. Mas, o tempo de Advento não é só de preparativos para celebração do nascimento do Salvador. Advento também nos faz considerar a preparação para a segunda vinda de Cristo e, neste sentido, nossa espera continua. Acontece que em nossos preparativos para o Natal, muitas vezes nos atemos a preparativos que contemplam apenas aspectos externos e estes, penso, não são, ou não deveriam ser, os mais importantes.
Gosto muito das palavras de um conhecido hino deste tempo de Advento Erguei os arcos triunfais. Na quarta estrofe deste hino cantamos: Erguei as vozes a cantar, vossa alma seja o seu altar. E preparai o coração com fé, pureza, devoção! Assim o Rei a vós virá, que vida e salvação dará. Esta é a verdadeira e necessária preparação, tanto para celebrar o Natal, quanto para nos preparamos para a segunda vinda de Cristo. A oração, a leitura e meditação da Palavra são fundamentais num processo de preparação que não quer ficar apenas na superfície, mas atingir o nosso íntimo. A propósito, neste, segundo domingo de dezembro, terceiro domingo de Advento, celebramos o Dia da Bíblia. Então, neste tempo de Advento reserve um momento especial para a leitura da Sagrada Escritura. Abençoado tempo de preparação e espera! Amém.
P. Odemir Simon
Pastor da Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
em Rio Negrinho - Santa Catarina, onde reside
Sínodo Norte Catarinense