Leia em sua Bíblia: Lucas 11.37-54
Você tem sido misericordioso para com os seus semelhantes? Frequentemente exigimos mais dos outros do que nós próprios estamos dispostos a fazer.
De modo parecido agiam os fariseus. Esmeravam-se em observar as leis. Queriam conquistar, desse modo, a benevolência de Deus. No entanto, na maioria das vezes, isto não passava de aparência. Jesus os censurava por isso, com palavras duras, recriminatórias: Ai de vocês por quererem impor a lei, mas seus atos de vida são contraditórios.
Num segundo momento, Jesus censurava, de igual maneira, aqueles que ensinavam a Palavra de Deus ao povo. Eles também possuíam um discurso muito bonito, mas nada condizente com os seus atos.
Nos dias de hoje não é diferente. Também nós sobrecarregamos outras pessoas com pesos maiores do que nós mesmos conseguimos carregar. Exigimos do cônjuge, dos filhos, dos subordinados. Julgamos, enquadramos em padrões.
Muitas vezes, tentamos mudar o próximo, sem levar em conta a sua história de vida. Não conseguimos mudar as pessoas através da imposição de nossas verdades. Antes, pelo contrário, precisamos aceitá-las e, através do amor, que é o dom supremo, fazê-las enxergar a realidade sob a ótica divina.
Jesus nos ama e nos aceita. Assim, também nós somos chamados a aceitar e amar de igual maneira.
Procure, através do diálogo, da aceitação e, principalmente, através do seu exemplo pessoal, ser uma benção ao próximo. Anuncie a boa nova do Evangelho com palavras e ações e deixe o julgamento para o Senhor!
Ore: Amado e misericordioso Deus, ensina-me a amar as pessoas ao meu redor. Ajuda-me a ser um vaso de benção, testemunhando a tua bondade. Amém!