Eu li o texto de Jeremias 15.10-21 e fiquei estupefato. O verso 16 é o lema dessa nossa primeira semana de setembro: “Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade!”
Hoje andei uma hora e meia de ônibus e observei as pessoas ao meu lado. Pois carrego a impressão de que todas elas, assim como eu, também se sentem em “meio ao fogo”.
Com certeza elas também já foram libertas de uma ou outra ameaça; dominaram alguma doença grave; encontraram um novo local de trabalho e, assim, passaram a respirar a paz em família.
Repito! Ousem ler o texto de Jeremias 15.10-21...
O povo de Israel deve ter se sentido um “caco”, depois do julgamento proferido pelo jovem profeta. Eles ouviram que “pragas violentas” viriam para assolar e que, depois disso, a satisfação e a alegria iriam acabar. Ai, ai, ai!
Jeremias sofre e se desespera, enquanto diz o que precisa ser dito. Por causa dessa sua fala ele chega a ser ameaçado e até atacado: “Gente! O fogo vem aí e muitas pessoas sofrerão até morrer”!
É muito sério! Caminho que se caminha sem a companhia de Deus não tem futuro (13). Ao falar isso, Jeremias se colocou diante de Deus como representante do seu povo.
Aliás, para Jeremias, a Palavra de Deus se resume em alegria e conforto. Mesmo assim ele se sente só; percebe-se como uma fonte que não jorra mais água (15-18). Como falar de um jeito que todas as pessoas o entendam?
O amor de Deus se mostra duro no texto. Gente querida! Deus se faz enérgico para que acordemos e não nos afastemos Dele; para que não sigamos nossos próprios caminhos; para que não provoquemos desastres a nossa volta.
Sim! É para estes detalhes que Jeremias aponta seu dedo. Já passa da hora de nos arrependermos dos dúbios caminhos.
O fato é que Deus fortaleceu Jeremias para dar cabo de sua importante tarefa. Isso se deu assim porque Deus concede poder a quem dele precisa (20).
Eu descobri minha tarefa na Comunidade Cristã e na sociedade secular. Estou meio desesperado por causa da constatação que me “enrolei” nessa empreitada. Vou fazer diferente! Continuem me lendo... Abraços!