MENSAGEM: Mateus 5:13-16
JESUS CRISTO DIZ: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
SAL E LUZ DA FAMILIA
Queridas famílias! A mensagem de hoje é principalmente para vocês pais e filhos. Geralmente os pais reclamam dos filhos e os filhos reclamam dos pais. Típico em quase toda família. De um lado os pais dizendo que os filhos são isso e mais aquilo; que não obedecem os pais, não fazem o que eles pedem. Muitos dizem ate que os filhos são vagabundos e que não prestam nada. Já ouvi muitos pais dizerem o seguinte: “ah pastor não sei mais o que fazer com meus filhos. Eles não têm mais jeito. Já fiz de tudo”. De outro lado, os filhos dizendo que os pais não são donos de suas vida e que eles fazem o que querem.
Bem! Eu digo que os filhos são o resultado dos pais. Sim! Isso mesmo! Os filhos são aquilo que os pais fizeram deles. São o seu resultado. Faço a comparação com um agricultor e sua lavoura. Dizem que a roça do vizinho sempre é mais bonita. Mas a lavoura é o resultado do agricultor. Uma roça é bonita, bem desenvolvida quando seu dono a cuida bem. Por exemplo, uma plantação de milho. A colheita vai ser boa quando a lavoura for bem tratada, não lhe deixando faltar nada. O dono da plantação não lhe pode deixar faltar adubo na hora certa, não pode deixar o mato tomar de conta, deve combater as pragas, a terra deve ser bem preparada e assim, o resultado vai ser uma boa colheita.
Logo, podemos afirmar que a culpa não é da lavoura se a colheita não deu bom resultado. A culpa é do dono que não soube cuidar bem dela. Assim é com a relação dos pais e filhos. Os filhos são o resultado dos pais. Isso é difícil de aceitar para a maioria dos pais. Porque nem sempre os filhos são aquilo que eles planejaram. Mas nem sempre a lavoura dá o resultado planejado. Então é preciso admitir falhas, erros e tentar corrigi-los. Dificilmente os pais admitem que eles também errem na educação dos filhos. E erram muito. Isso começa desde pequeno.
Neste sentido o evangelho de hoje vem alertar os pais e a todos nós. “vocês são sal...”. os pais são sal para os filhos. “se o sal perde o gosto deixa de ser sal”. Quer dizer: sal é aquilo que faz a diferença na comida. Dá o gosto, que transforma o produto em algo agradável e gostoso. Tarefa dos pais é ser sal na vida dos filhos. Dar gosto a vida deles para que eles tenham gosto a vida. Fazer a diferença e transformar a vida deles em algo agradável e bom. Tem muitos pais, hoje em dia, que são como sal que perde o gosto, mas a bíblia diz: “sal que perde o gosto deixa de ser sal”. Pai que perde o gosto para o filho deixa de ser pai.
Outro exemplo que o evangelho nos dá é a luz: “vocês são luz...” “para que ilumine todos que estão na casa”. Pais são a luz da casa, que iluminam os filhos nas suas duvidas, nas indecisões e nas suas escolhas. Pais não podem ser como uma luz escondida debaixo de um cesto, onde não ilumina nada para os filhos. Pois filhos sem a luz dos pais não sabem onde andar. Andam na escuridão, por caminhos perigosos que levam a perdição. Pais que não são luz para iluminar os caminhos dos seus filhos e nem sal suficiente para dar gosto a vida dos filhos vão ter um resultado frustrante.
Por isso uma família cristã deve orientar sua vida com a Palavra de Deus. A segunda parte do texto do evangelho fala sobre o ensino da lei de Deus. Cabe aos pais ensinar aos filhos os mandamentos de Deus. Leis que servem de orientação para a vida. Como os filhos podem seguir os mandamentos se os pais não ensinam? Alias, se nem os pais conhecem e muito menos seguem? Os ensinamentos de Deus servem como luz para guiar a vida familiar e são sal que dá gosto a vida em família.
Lembrem-se: os filhos são o resultado dos pais. Eles seguem aquilo que os pais seguem. Fazem aquilo que aprendem dos pais. Imitam exemplos que os pais deixam. Assim, os pais são os responsáveis pelo que seus filhos se tornam. Os filhos são resultado de tudo que o pais são, de tudo que lhe ensinaram ou deixaram que apreendessem. O que não é bem ensinado em casa pelos pais apreende-se mal com os outros. Por isso, sejam sal que dá gosto a vida do filho e que faz a diferença para ele o resto da vida; seja luz que ilumina os caminhos do filho e os guie por ele sempre. Sejam aqueles que ensinam os ensinamentos de Deus necessários para se tornar uma pessoa de bem; o resultado depende de vocês pais. Não deixem de cumprir o seu papel. Amem.