Prédicas e Meditações



ID: 2931

Restaurar relacionamentos!

25/07/2020

 

Quando um objeto se quebra, podemos ter três reações: 1) Ficar chateados 2) Ficar frustrados; 3) Sentirmo-nos desafiados a consertá-lo. As duas primeiras reações raramente duram muito tempo. Em pouco tempo, estamos prontos para encontrarmos algumas ferramentas e consertá-lo. Ás vezes, quem é reparador, gosta de desmontar as coisas para descobrir como elas funcionam ou como elas podem ser consertadas.

No entanto, concluímos que, consertar objetos é mais fácil que consertar relacionamento. Às vezes, ferimos pessoas com nossas palavras duras ou mesquinhas. Com certeza, nesses momentos, gostaríamos de recorrer à nossa caixa de ferramentas em busca de uma chave inglesa ou uma chave de fenda ou um alicate. Mas, nenhuma chave, nem inglesa, de fenda ou alicate, podem reduzir a dor que causamos. E as palavras não são suficientes para tirar a tristeza do outro, mesmo que não tenhamos desejado ferir ou ofender a quem seja.

Quando machucarmos alguém com nossas palavras, podemos nos voltar para a Palavra de Deus. O que encontramos ali, lembra-nos de que o arrependimento e o perdão são necessários. Quando nos arrependemos sinceramente, Deus nos ajuda a enfrentar nossos problemas, mesmo aqueles que causamos a nós mesmos. Deus nos instruiu nos caminhos da reconciliação (Mateus 5.23-24) e nos lembra que devemos ser pacientes (Salmo 40.1-3). Reparar relacionamentos quebrados não é fácil. Mas, a lembrança das promessas de Deus - e vê-las cumpridas na vida de seu povo na Bíblia - nos dão esperança. Nossos relacionamentos podem ser restaurados, porque, em todo o processo, Deus está conosco e nos guiará.

Que em todos os dias de nossa vida, Deus nos conduza a falar palavras de bondade e verdade, enquanto buscamos perdão e restauração. Que seja assim, em nome de Jesus. Amém.

Sugestão de leitura: Efésios 4.25-32.
 


Autor(a): P. Günter Seemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 32
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57985

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br