RECOMEÇANDO.
Leitura: Êxodo 33 e 34
O Senhor disse a Moisés: “Farei o que você me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo seu nome. (Ex 33.17)
Depois de o povo ter se distanciado de Deus e ter desobedecido ele, recebeu uma nova chance. O versículo destacado acima fala da intimidade de Deus com Moisés. Deus o conhece e se agrada dele.
Desde pequenos tentamos imaginar a Deus, como ele é. Talvez hoje pudéssemos refletir sobre como Deus nos vê, o que ele pensa a nosso respeito. Como se parece a nossa ficha no cadastro divino?
Com certeza Deus se lembra de nós em cada momento! E nós? Nós nos lembramos do Senhor em todas as ocasiões? Temos priorizado tempo para a comunhão com ele? Buscamos saber mais da sua Palavra e da sua vontade?
Apesar da infidelidade do seu povo, Deus renovou a aliança com ele. Novas tábuas da lei foram escritas. O Senhor não desistiu de amar o seu povo. Concedeu-lhes um recomeço e repetiu sua vontade, orientando os israelitas sobre como deveriam caminhar na sua presença graciosa.
Assim ele também se propõe a fazer com cada um de nós. Talvez nos afastamos na caminhada da vida; quem sabe, atravessando por algum deserto, afastamo-nos da presença do Senhor, ou até desobedecemos à sua vontade. A boa notícia é que podemos recomeçar agora. Em Apocalipse, Jesus nos alerta: “Lembre-se de onde você caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no início” (Ap 2.5).
Em Jesus Cristo, há esperança para a nossa vida! Do mesmo modo como Deus andou com seu povo pelo deserto, livrando-o da escravidão e da opressão, assim ele quer fazer conosco.
Deus é um Deus que anda com o seu povo e com os seus filhos. Mesmo nos momentos em que nada sentimos da sua presença, ele está conosco. Creia nisso!
Um abençoado final de semana
P. Vanderlei Closs