Quem cuida de você?
Você já parou para pensar na grandiosidade do universo? Nas milhares de estrelas, galáxias que estão acima de nós? Deus criou um planeta tão lindo, e neste planeta ele colocou uma pessoa tão especial como você, que Ele ama mais do que você imagina. E quando pegamos um punhado de terra na mão, e colocamos num microscópio, percebemos que naquela poeira existem bilhões de micro-organismos, que muitos de nós não sabem sequer suas funções na terra. Tudo tão perfeito, assim como o propósito de Deus em ter um relacionamento afetuoso com você.
Nos surpreendemos olhando para cima admirando a grandeza de Deus, e também olhando para baixo e vendo nas pequenas coisas a perfeição de Deus. Isso falando apenas das coisas naturais, fora todas as coisas sobrenaturais que Deus também criou. Aí chegamos no limite da nossa razão e como o Rei Davi, autor do Salmo 23, admitimos humildemente: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim” Salmo 139.6. É muito complexo para entender tudo.
O Salmo 23, é o resultado da inspiração de um jovem que passou boa parte da sua vida dormindo nos campos, observando as estrelas do céu, observando a natureza, observando as ovelhas que ele cuidava com muito zelo. Davi se encantava com a criação. Davi é um jovem apaixonado pelas coisas de Deus. E foi esta fé que fez Davi tornar-se rei. Do potreiro para o Palácio. Portanto, quem decide andar com Deus, sempre será abençoado. Quem se afasta do Deus vivo, vai do palácio para o chiqueiro. Foi o que aconteceu com o filho pródigo quando abandonou o Pai.
E você? Você ainda se encanta com a criação? Com a natureza? Quem sabe comece a olhar com mais atenção as flores, as árvores, as fontes, sinta o cheiro, o gosto das frutas e lembre-se... isto foi feito para você. Deus fez isto para você. Você ainda se encanta com a Palavra de Deus, com o culto, com a leitura da Bíblia, com este velho conhecido Salmo 23? Este salmo não é apenas uma bela poesia, são palavras de cuidado e orientação. Onde nos é dito que alguém que nos ama muito quer cuidar de nós. Quando a mãe leva o filho a primeira vez na escola, a mãe diz para a professora... “cuida bem do meu filho”. A professora diz: “pode deixar”. Uma semana depois pegamos o filho na escola e vemos que o filho está com uma mordida no braço. A professora encolhe o pescoço e diz... “foi uma coleguinha”. Na outra semana você busca ele e tem um galo na testa... a professora encolhe o pescoço de novo, “ele caiu do escorregador”. Soube de uma mulher que deveria ser protegida pela justiça por denunciar um esquema de corrupção e foi assassinada. A polícia prometeu cuidar, mas não conseguiu. Nenhum sistema de segurança é 100 por cento confiável. Por isso você precisa de um protetor mais confiável. E este protetor é o Senhor do Universo.
Davi reconheceu que mais do que sua experiência, mais do que sua força e coragem, mais do que sua vara e sua funda, mais do que todas as precauções contra os ataques dos lobos e dos leões, ele sabia que precisava de uma segurança maior. Da mesma forma que ele protegia o rebanho de ovelhas, ele precisava da proteção do Senhor. Davi queria a segurança e o conforto que suas ovelhas tinham. Ele se coloca na condição das ovelhas e diz: O Senhor é o meu pastor.
Mas quem é este Senhor que criou o Universo? Este Deus é único, não tem outro no céu além dEle, Pai Filho e Espírito Santo. Todas as outras formas de adoração são ídolos e produtos da imaginação humana. E para facilitar as coisas para suas criaturas, Deus se fez homem, nasceu de uma virgem, pregou o Evangelho, morreu por nós e voltou para o céu, Jesus Cristo. Ele é o nosso protetor. Nele está nossa segurança e providência. Mesmo nos tempos difíceis que estamos vivendo. Jesus quer ser o seu pastor, todos os dias Mt 28.28. Leia, releia, decore o Salmo 23 e confie no Bom Pastor de todo o seu coração.
Pastor Gilberto Weber
Paróquia de Cunha Porã