Irmãos e irmãs, a paz.
Ontem foi dia de finados. Mesmo sendo um feriado da fé católica, muitos de nós também vamos ao cemitério e dedicamos memória às pessoas queridas que faleceram.
A ideia de despedir-se desta vida gera em nós incertezas pois não sabemos como será. Nem aqui e nem na eternidade. As pessoas de fé têm em Cristo um alicerce seguro. Martim Lutero ao comentar o momento da morte disse: Quando chegar a hora em que nossas atividades e trabalho cessarem e não mais precisarmos ficar neste mundo, e surgir a pergunta: Onde vou conseguir uma ponte ou prancha segura, para passar para a outra vida? Nesta hora ... não procure caminhos humanos, obras ou vida piedosa. Deixe que tudo isso seja coberto pelo Pai-nosso, nestas palavras: “Perdoa-nos as nossas dívidas, etc.” e apegue-se tão-somente àquele que diz; Cristo diz: EU sou o caminho, e a verdade, e a vida (João 14.6). Creia, é Cristo dizendo: Eu quero ser a ponte e levá-lo para o outro lado, para que, num piscar de olhos, você passe da morte e do pavor do inferno para a vida eterna. Pois sou eu quem construiu o caminho e eu mesmo fui e passei para o outro lado, para poder conduzir até lá tanto a você quanto aos demais que se apegam a mim. Basta que você confie em mim, sem duvidar, arrisque tudo em mim, siga seu caminho consolado e contente, e morra em meu nome”. (www.lutero.com.br)
Oremos: Amado Deus. Em Jesus Cristo vens a nós e vences o medo, a morte e o mal. E pedes que confiemos em ti tão somente quando chegar nossa hora derradeira. Tu queres em segurança nos levar desta vida para a vida eterna. Senhor, dá-nos a fé que confia e se segura em ti pois és Senhor da vida e da morte. Por Jesus Cristo, amém.