QUAL É O ALVO DA SUA VIDA?
Um motorista, quando empreende uma viagem, precisa ter clareza sobre o alvo ou destino onde quer chegar. Durante a viagem ele precisa se deixar orientar pelo GPS, pelas placas de sinalização ou pedir informações a quem conhece o trajeto. Semelhante é a vida do cristão. Ele precisa ter clareza do alvo a que quer chegar. Se o alvo for a Vida Eterna, não é qualquer caminho que leva a este alvo. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.(João 14.6). Não basta apenas saber que Jesus é o caminho, mas é preciso andar com Ele, seguir seus passos e trilhar por este caminho.
Como é gratificante e lindo de ver uma criança seguir e obedecer ao exemplo e às ordens dos pais que, por sua vez também procuram seguir e obedecer à vontade e aos mandamentos de Deus! Lembro das palavras de incentivo que o Apóstolo Paulo deu a Timóteo, ao qual ele chamou de filho na fé em Jesus Cristo. Como está escrito em II Timóteo 1.3-7.
Destaco alguns aspectos do texto:
1º) Quem segue o caminho de Jesus, sabe dar graças! Como é importante ser grato a Deus pelo que aprendemos com os nossos antepassados! Como é bom poder dar graças por tudo que Deus já fez e está fazendo por nós! A gratidão em nossos corações nos faz vencer e suportar as coisas ruins e chatas da vida!
2º) Quem segue para o alvo da Vida Eterna aprende a orar e ora também pelo próximo. Assim como o bom motorista, que cuida nas estradas para não prejudicar, não atrapalhar, não colocar em risco a vida dos outros, assim o cristão que segue a Cristo, sempre se importa e intercede pela vida do próximo!
3º) Quem anda pelo caminho da Vida Eterna, segue o exemplo da vida de fé dos pais ou avós. O Apóstolo Paulo elogia e lembra com alegria e gratidão a fé não fingida, ou seja, a fé sincera de Timóteo, que aprendeu da sua avó Lóide e de sua mãe Eunice! Viver uma vida de fé sincera, não fingida, é o que o mundo de hoje mais precisa. De que adianta viver uma vida cristã de fachada, se fingir de “Santo” no templo, no culto, mas no dia-a-dia enganar o próximo, roubar do próximo, fazer promessas e não cumpri-las, comprar e ficar devendo, trair o cônjuge e entrar na companhia dos drogados e das pessoas que não assumem compromisso sério com o outro!
4º) Quem segue o alvo da Vida Eterna, procura viver uma vida de amor e de equilíbrio. Assim como o bom motorista procura se controlar em não beber bebida alcoólica enquanto dirige; não exagerar na comida para não pegar no sono enquanto está no volante, não exagera na velocidade; assim também a pessoa que segue a Cristo procura não exagerar nas coisas, mas procura sempre viver uma vida equilibrada em tudo!
Portanto, quem segue e vive no alvo da Vida Eterna, não precisa ter medo da morte, porque sabe que Cristo já venceu a morte eterna por ele.
Pastor UDO SCHENKEL