Hoje é Corpus Christi. É um feriado nacional e é celebrado pela Igreja Católica. Corpus Christi é uma expressão latina para “Corpo de Cristo”. É o dia dos tapetes montados nas ruas e da procissão festiva que tem o objetivo de adoração ao sacramento da Ceia do Senhor. Acontece numa quinta-feira, em alusão ao dia da semana no qual Jesus Cristo repartiu o pão e o vinho com seus discípulos, horas antes de ser crucificado.
Como pessoas luteranas não celebramos esta data, mas este feriado pode ser uma oportunidade para refletirmos sobre a Santa Ceia. No Catecismo Menor, Lutero explica que na Ceia do Senhor Deus nos concede perdão, vida e salvação.
Em torno da mesa da Ceia, em comunhão com irmãos e irmãs na fé, Jesus Cristo nos alimenta para podermos continuar a caminhada em meio à situação de vida difícil, colocando sinais do Reino de Deus. Assim, a Ceia nos fortalece para agirmos contra todas as formas de injustiça, de opressão e de desigualdade. A Ceia nos impulsiona a colocar a fé em ação, a diaconar.
Vivemos num contexto em que o pão não está presente na mesa de muitas pessoas. Jesus, ao instituir a Ceia, repartiu o pão com seus discípulos. Que esta atitude de Jesus nos motive a agir para que todas as pessoas tenham o “pão de cada dia”. Amém.
Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão
Secretaria da Ação Comunitária da IECLB
Reside em São Leopoldo/RS