Agora estou tirando as correntes dos seus pulsos e pondo você em liberdade
(Jeremias 40.4a)
O que acorrenta a sua vida? A insegurança, o medo, a solidão, a depressão, a baixa auto-estima, conflitos familiares, o ódio, problemas financeiros, a falta de um emprego? Diariamente há coisas que nos acorrentam e tiram a mobilidade e a alegria da vida. Foi assim também com o profeta Jeremias há mais de 2600 anos. Jeremias havia sido acorrentado, juntamente com todo o povo, na tomada de Jerusalém pelos Babilônios. Estava sendo levado prisioneiro para a Babilônia.
Porém, a caminho algo inesperado acontece: Jeremias é libertado pelo comandante-geral do exército da Babilônia. Ele lembra Jeremias que a destruição de Jerusalém é fruto do pecado do povo, da desobediência a Deus. O profeta não é libertado por acaso. O comandante com certeza sabia que Jeremias era aquele que tanto clamou, em nome de Deus, por uma mudança de vida do povo e das autoridades. Jeremias recebe como presente a liberdade. A liberdade de ir e servir onde ele quiser.
Quem nos liberta das tantas coisas que nos acorrentam hoje? Um simples comandante-geral? Um beltrano ou fulano? Não. Deus, por intermédio do seu próprio Filho, Cristo Jesus, na cruz, tomou sobre si todas as correntes que aprisionam e nos tomam a liberdade. Quando confiamos a ele o que nos aprisiona, o que não nos deixa em paz, nossas falhas, erros e limitações, também somos libertos e fortalecidos pela fé para uma nova vida. Somos libertos por Deus, como Jeremias, para viver a vida em alegria e esperança. Somos libertos por Cristo para servir e ser sinal de esperança em meio às muitas necessidades de nossos dias.
Senhor, somos gratos pelo teu amor em Cristo que nos liberta de nossas culpas e de tudo que procura aprisionar e acorrentar as nossas vidas. Ajuda-nos, com o teu Santo Espírito, a buscar em Ti o caminho, a verdade e a vida para quebrar o que não nos deixa em paz. Ajuda-nos e faze-nos pessoas que ajudam a quebrar as correntes que espalham a inimizade, o ódio, o rancor e a desunião. Por Cristo, nosso Senhor, amém.
Pr. Ernani