Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Eu sou Nilton Giese, pastor da IECLB na Comunidade Igreja de Cristo em Curitiba.
A palavra de Deus nos diz no Salmo 65.5: Os povos do mundo inteiro, até os dos mares distantes, põem a sua esperança em ti.
Hoje é quarta-feira de cinzas. Desde o ano 500 a igreja cristã celebra a Quarta-Feira de Cinzas como o início da Quaresma. Principalmente na igreja católica, nas missas dessa quarta-feira, as pessoas são marcadas na testa com uma cruz de cinzas. As cinzas nos lembram a fragilidade da vida. O ser humano não é nada sem o cuidado de Deus. Tudo o que temos hoje pode não estar mais aqui amanhã. Para a igreja católica a Quaresma é também o tempo de jejum e de penitência.
O jejum é uma prática que vem lá do Antigo Testamento como uma forma de invocar a misericórdia de Deus. Mas tradição profética enfatiza que jejuar não é coisa para todo mundo. Quem já passa fome na vida não deveria jejuar. Jejuar é coisa para quem tem comida todos os dias.
Por isso, na igreja luterana nós ensinamos que o jejum deve ter uma intenção solidária. Deixar de comer algo para dar essa comida - ou esse dinheiro - para quem não tem nada para comer. O objetivo do jejum – na igreja luterana - é motivar a solidariedade.
Portanto, nessa quaresma, Deus deseja ver em três atitudes importantes: A humildade, a gratidão e a solidariedade. A humildade de reconhecer a transitoriedade da vida, a gratidão por reconhecer que Deus é o senhor da vida e um coração solidário sempre disposto a servir.
Como irmãos e irmãs oremos pelos milhões de desempregados que tem muitas dificuldades para colocar comida sobre as suas mesas. Oremos o Pai Nosso na versão ecumênica.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada peloConselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e como tema Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.