Olhai os lírios do campo.... Mateus 6-1ss
A vida é um presente grandioso do nosso bom Deus. A cada dia ela se renova, assim como o verde das plantas e o desabrochar das flores. Como é bela essa transformação, perceber a natureza se refazendo e brotando novamente. O que parecia ser impossível passa a ser possível, pois é Deus quem está no comando.
Esta palavra do evangelho de Mateus vem para nós neste período de pandemia para trazer conforto e nova esperança. Temos em nossa frente inúmeros desafios, portanto, é preciso nos reinventar das mais diversas formas. Reaprender a fazer o trabalho que amamos de jeitos diferentes. Sabemos que a vida é assim: a beleza do despertar de cada manhã, de uma flor, do cantar de um beija flor, mas também os desafios do dia a dia.
Deus cuida das aves dos céus e dos lírios do campo, cuida de você e de mim com muito amor e carinho. Queremos depositar nossa confiança na palavra acolhedora de Deus e saber-se agraciados e amados pelo doador e mantenedor da vida.
Precisamos nos permitir sonhar e viver cada segundo da melhor maneira, com leveza e fé. A preocupação de forma exagerada pode trazer consequências e até tirar a graça da vida, pois muitas vezes impede de contemplar a beleza dos lírios do campo. Algumas pessoas só percebem no leito de morte que algumas preocupações não valem a pena, que por mais valiosos que nos sejam os nossos bens, não nos é permitido levar absolutamente nada quando Deus nos chamar para o descanso eterno.
Assim, contemplar os lírios do campo nos ensina a ter paciência e fé em nossas vidas, também em tempos de pandemia. É ter tempo para o que realmente é importante, é buscar a Deus diariamente e confiar verdadeiramente nossa vida a ele. É preciso sonhar e viver cada segundo da melhor maneira, amar e respeitar cada pessoa, mesmo diante das suas diferenças e limitações. Que possamos dar nossa valiosa contribuição para esta grandiosa seara com leveza e fé, assim como diz a palavra... “Olhai os lírios do campo”.
Pa. Mônica Barden Dahlke
Vice-pastora Sinodal