Prédicas e Meditações



ID: 2931

O terceiro momento

Atitude em meio aos questionamentos sofridos pelo Evangelho nesta sociedade líquida.

09/02/2020

20200209
Isaías 58 58.1-9a
1 Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados. 2 Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles. 3 ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. 4 Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. 5 Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? 6 O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? 7 Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? 8 Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. 9a Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou.

O terceiro momento

O texto bíblico previsto para a pregação neste 5º Domingo após Epifania — o Sr. Rodolfo me perguntou lá no ancionato o que é epifania e lhe disse que era a manifestação de Cristo a todas as pessoas como uma luz inconfundível, como a que guiou os magos para lhe adorar — pois bem, este texto dá conta de um dito profético a respeito do que o Senhor Deus quer de seu povo.

Introdução

Chamo esta pregação de “o terceiro momento” porque as palavras atribuidas a Isaías são, na verdade, parte de um terceiro livro colocado sob a pena do mesmo profeta. O “trito-Isaías” foi escrito após a volta do povo do exílio babilônico — tempo muito duro aquele — provavelmente com o templo já reconstruído, e agora caminham em busca de uma vida com novos valores sociais e éticos. Parecem estar novamente fora do caminho que Deus quer, por isso o profeta precisa novamente tomar a palavra, no terceiro momento desta saga.

O que o profeta precisa dizer

Neste capítulo do livro de Isaías o profeta 1) reprova a hipocrisia e aponta a diferença entre o jejum de mentirinha e o jejum verdadeiro, 2) declara as promessas às pessoas que fazem o bem às outras e 3) retribui a quem guarda o dia do Senhor.

Os versículos que nós estamos abordando se referem principalmente ao dois primeiro tema.

O jejum

Foi aprox. em 587 a.C. que Jerusalém se viu saqueada e o seu templo destruído pelos babilônios. Os profetas — entre eles ainda Ageu e Zacarias — vinham avisando do desastre. O povo optou em não seguir as ordens do coração de Deus e fizeram de seu próprio coração a nova lei social. Poderíamos dizer que fizeram o que acharam politicamente correto. Até o ano de 70 a.D., quando aconteceu a última destruição do templo, reinou a incerteza em meio ao povo escolhido. Neste período de seis séculos se inclui o nascimento, morte e ressurreição de Cristo Jesus.

Depois do exílio, o profeta anuncia o novo céu e a nova terra (Is 65.17ss; Ap 21.1ss). Porém, antes, alguns problemas deveriam ser resolvidos. No texto base que estamos analisando, Isaías o resume no tema jejum. O objetivo aqui é claro: não se quer discutir as técnicas adequadas de jejum e nem sequer seu valor cúltico como cumprimento de uma regra sagrada. (Ex 34.28 — Moisés esteve na presença de Deus e se preparou para lhe ouvir quarenta dias e quarenta noites sem comer e sem beber para receber, pela segunda vez, as tábuas da lei. Esta abstinência se tornou o jejum cultual do Primeiro Testamento.)

O verdadeiro jejum

Sendo um exercício de abstinência, o jejum pode acontecer de várias maneiras. Muitos fazem de um exercício qualquer de abstinência uma badalação religiosa que nada tem a ver com o objetivo que é apresentado aqui. Andar cabisbaixo, mal humorado por causa da fome, cobrir a cabeça de cinzas e vestir pano de saco para aparentar algo que se não é, definitivamente está fora do conceito bíblico de jejum.

Dúvidas sobre o verdadeiro jejum? Nenhuma! Mais claro, impossível: O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?” (v.6-7)

Uma nova compreensão do culto a Deus

Esta é a chave hermenêutica para toda a palavra que expressa a vontade de Deus. Jesus mesmo a usou. Esta é a atitude cristã que tem seu berço nas palavras proféticas aqui hoje novamente ouvidas (ou lidas!).

Façamos uma reconstrução deste conceito:

“Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, Senhor. Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade.” Salmo 40.9-10 NAA.

O primeiro passo da correta compreensão da vontade de Deus neste mundo está no anúncio. Não se pode imputar uma reprimenda a alguém se este não souber previamente o que se quer. O salmista afirma que jamais se calou. O profeta pede que gritemos, o salmista diz que proclamou (uma prerrogativa de reis!) e, o fato é, que não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. (At 4.20).

“Ó Sião, você que anuncia boas-novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas-novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: “Eis aí está o seu Deus!” Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele vem a sua recompensa.” Isaías 40.9-10 NAA

O grito tem conteúdo. Aponta para o braço forte do Senhor. Maria, a mãe de Jesus, o reconheceu ao cantar “agiu com seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentasvam pensamentos soberbos”. (Lc 1.51).

“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, dizendo: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos. (…) o que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca; isto, sim, contamina a pessoa.” Mateus 15.7-9, 11 NAA

A hipocrisia denunciada pelo profeta é a mesma denunciada por Jesus. É a mesma que precisamos denunciar em nossos dias. Há muita teatralidade nas ações atribuídas ao “ser cristão” e quase nenhuma efetividade em termos de transformação pessoal e social. É de dentro que as coisas precisam vir; acontecer, para mudar.

“Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam difamados.” 1Timóteo 6.1 NAA “…a fim de que, em todas as coisas, manifestem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador.” Tito 2.10 NAA

Todas as pessoas que se sabem chamadas para “viver o batismo” e se sentem motivadas a dar frutos que perdurem por toda eternidade (João 15.16), honram a Deus com sua vida. Respeitam Deus. Não fazem de Deus, ou de Jesus Cristo, um novo frankenstein. Ademais, sabemos que não são simplesmente as palavras que vão causar — como se expressam os jovens — mas as palavras unidas à ação (Livro de Cântico da IECLB, 568).

Nosso desafio

Além de todos os problemas e mazelas que vivemos na sociedade líquida pós-moderna, precisamos ter opinião — e saber nos posicionar — a respeito de assuntos bem cariocas como: luteranos devem participar como instituição de desfile na Sapucaí?

Diante da necessidade de sermos uma voz ouvida — não a nossa, mas a do Evangelho — temos em nosso tempo oportunidade de ouro, como cristãos, de ocupar o período carnavalesco para abençoar a nação mobilizando e canalizando a energia e criatividade de milhões de membros da grande malha de igrejas que cobrem quase todos os bairros da Grande Rio, e do Brasil, com a promoção de ações afirmativas.

Não precisamos da avenida do samba. Outras iniciativas mais trabalhosas podem ser implementadas para mostrar o amor e a tolerância cristã. Mutirões de limpeza pública, plantio de árvores, construção de abrigos para idosos e mendigos, orientação de saúde, orientação escolar, ensino de dama, xadrez, de culinária, iniciação musical, instrução sobre sexualidade segura, mediação de conflitos, etc., etc., e, também, retiros para jovens e adultos alé, de cantoria alegre nas praças.

O carnaval é em si uma contraposição ao cristianismo em sua Weltanschauung (visão de mundo). Os sambas-enredo e os desfiles podem até fazer verdadeiras e boas críticas sociais mas seu culto está mais próximo de Baal do que de Cristo (aqui poderíamos levantar acaloradas discussões filosóficas e antropológicas que permeia também a discussão teológica). Mesmo assim, é hora de substituirmos a crítica moralista e defensiva de sempre por ações afirmativas sobre a alegria cristã e o poder socializador construtivo do Evangelho. Precisamos anunciar e viver o Evangelho de Cristo Jesus e não fazer dele um mascote, repito, frankensteiniano.

Conclusão

As Igrejas estão desafiadas a construir átrios bem amplos para acolher as massas e multidões. As multidões querem ouvir e ver a justiça. São as massas nos sambódromos, nos mercados, nos shoppings, nas sarjetas e praças e — pasmem — multidões dentro das próprias igrejas, todas desejosas do Evangelho de Jesus Cristo. Seria este o nosso terceiro momento?

Multidões querem ser resgatadas, tiradas do seu meio de tirania e opressão, para viver a alegria. Jesus, a alegria para todos!

Amém!
 


Autor(a): Pr. Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 58 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 55037

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br