Prédicas e Meditações



ID: 2931

O Tempo - Isaías 29.18-21

Prédica

27/08/1972

O TEMPO

Isaías 29.18-21

Juiz de Fora, 27-8-72 


Três exemplos: 

1.°) Homem condenado a 30 anos em tribunal regional teve sua pena reduzida para 6 meses na mais alta corte militar do país. 

Isso é o que a Bíblia entende por tirania: quando a gente começa a dispor da vida de uma pessoa — quando 30 anos de vida — 6 meses. Quando se acusa hoje para inocentar amanhã. Quando se condena e absolve com a mesma naturalidade com que alguém resolve: hoje não vou pôr a gravata azul — a verde me senta melhor. 

2.°) Menina de 16 anos espancada por alguns policiais. Era prostituta e estava grávida. Resultado: um aborto em plena estrada, auxiliada apenas por duas companheiras.

Isso é o que a Bíblia entende por escárnio, zombaria: quando a pessoa indefesa é tratada aos pontapés. Quando a vida já rebaixada e aviltada ainda é maltratada. Quando a vida desrespeitada ainda por cima é tratada aos pontapés.

3º.) Há alguns meses atrás, um grupo de pessoas mais ou menos idosas foi despejada de suas chácaras, em Brasília, porque os planos de consolidação da capital modificaram a distribuição de áreas residenciais. Para evitar muitos comentários, as pessoas foram transferidas à noite para um grupo de casas numa das cidades satélites. Proprietários nas chácaras passaram a proprietários de casas. Só que restou a fome e desemprego. 

Isso é o que a Bíblia entende por negação do direito. Quando a compensação existe, mas é falsa. Quando a lei precisa ser executada no escuro, por que não resiste à luz do dia e à luz dos fatos. 

* * * 

O que espanta, em tudo isso, não é propriamente a brutalidade dos três acontecimentos. Barbaridades desse tipo já sempre aconteceram no Brasil e no mundo. Brutalidade, abuso, injustiça são o prato do dia em toda parte. 

O que espanta é a naturalidade com que a maioria toma conhecimento. Ou nem toma conhecimento. É como se cada vez mais gente estivesse cega e surda para tudo o que acontece debaixo do próprio nariz. 

Donde vem essa cegueira e surdez? Ninguém mais acredita na justiça — ou temos medo de acreditar na justiça? Ninguém mais acredita na verdade — ou achamos mais cômodo embalar--nos na mentira e na propaganda? 

* * * 

Seja como for, o problema mais importante da vida consiste em orientar essa nossa vida por aquilo que tem futuro. Não adianta ficar ao lado daquilo que já está condenado.

Por isso mesmo, o texto do profeta Isaías quer nos levar a pensar, a refletir sobre a vida e o futuro da vida, Guando diz que o tirano é reduzido a nada, o escarnecedor deixa de existir e os que negam o direito são eliminados. Isaías nos leva a pensar sobre - a vida e sobre o amanhã, quando diz que naquele dia os surdos vão ouvir, os cegos vão poder enxergar e os pobres se alegrarão. Quando?

* * *

Para ficar sabendo desse quando, precisamos relembrar a maneira como a palavra de Deus entende o tempo. O tempo de Deus e o tempo dos homens.

Volte para Índice de Textos
 


Autor(a): Breno Arno Schumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Juiz de Fora (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 29 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Ressurreição - Centro Ecumênico de Informações / Editora: Tempo e Presença Editora Ltda. / Ano: 1973 / Volume: Suplemento Número 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 22274

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br