Prédicas e Meditações



ID: 2931

O que faz alguém aceitável diante de Deus?

13/03/2020

 

Antes de continuar a leitura, faça uma lista de três coisas que fazem com que alguém seja aceitável a Deus.

Já está feita a sua lista? Então você pode continuar a leitura.

Existe algo mais importante do que ser aceito por Deus?

Na carta aos Romanos 5.1 lemos a seguinte afirmação: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A palavra “justificado” tem originalmente dois sentidos: descreve o ato de declarar alguém justo ou sem culpa diante de um tribunal; e descreve o ato de fazer com que alguém esteja num relacionamento adequado ou correto com outra pessoa. Assim, a afirmação de Romanos 5.1 responde que o que faz alguém aceitável diante de Deus é

Jesus Cristo. O que é preciso e suficiente para sermos declarados justos diante de Deus e para sermos colocados num relacionamento correto com Deus Jesus Cristo fez em sua morte de cruz e ressurreição. Pela confiança em Jesus Cristo, somos aceitos por Deus!

Essa é uma afirmação fácil de entender. E é também uma notícia muito boa!

Mas é fácil de confiar nela?

Lembre da lista que você fez no início da meditação. Nela consta a resposta: o que Jesus Cristo fez por mim?

Como é fácil declarar a afirmação de que sou aceito por Deus por causa de Jesus e, ao mesmo tempo não viver desta verdade! Isso pode ter se mostrado em nossa lista. Essa incoerência pode também se mostrar em duas situações: 1) quando cometemos um pecado e nos desesperamos – pensamos que Deus não nos aceita porque pecamos; 2) E quando fazemos algo que corresponde a vontade de Deus e nos orgulhamos – pensamos que Deus nos aceita porque fizemos algo que o honra. Ou seja, tanto um pensamento como o outro têm como base a confiança em nós mesmos e a fé de que nosso comportamento nos faz aceitáveis diante de Deus; não há confiança no que Jesus Cristo fez por nós.

A palavra de Deus nos anuncia: Deus aceita as pessoas pela fé que elas têm em Jesus Cristo (Rm 3.22). Essa afirmação nos faz questionar em quem confiamos. Ao mesmo tempo nos convida a confiar em Jesus Cristo, nosso Salvador.

Nosso comportamento não nos faz cristãos. Mas o fato de sermos cristãos produz em nós um determinado comportamento.

P. Me. Marcelo Jung
Professor de Teologia Bíblica e Teologia Prática
na Faculdade de Teologia Luterana - FLT em São Bento do Sul/SC
reside em São Bento do Sul - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense 


Autor(a): P. Me. Marcelo Jung
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55405

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br