Prédicas e Meditações



ID: 2931

O fogo é cativante!

19/06/2019

Junho chegou. As festas de São João invadem todos os espaços, tanto nas cidades, quanto nos rincões. As mais animadas contam até com fogueiras. O fogo é cativante! Quem não brincou com fogo quando criança? A mãe sempre de novo avisava: Cuidado! Não chegue muito perto. Todavia, logo em seguida o garoto saia correndo para molhar os dedos. Brincar com fogo pode ser fascinante. Também é perigoso. Mas, afinal... Porque as pessoas gostam tanto de brincar com o perigo? Mesmo sabendo que estão fazendo algo que pode trazer prejuízo, insistem em se chamuscarem. Muitos problemas que enfrentamos vem do brincar com o fogo: Tabagismo, alcoolismo, dependência de tóxicos, sexo sem compromisso, vício no jogo... A verdade é que ninguém se torna um drogado da noite para o dia... Ou, destrói o casamento... Ou, perde todas as suas economias. Geralmente a pessoa se aproxima lentamente do fogo. Sem se dar conta, é consumido pelas chamas. Como mexer com fogo chamusca, os resultados logo aparecem. Divertir-se e aproveitar a vida é necessário. Mas, não convém ficar brincando com o perigo. Mesmo que a chama tenha o seu encanto, mesmo que o brilho nos atraia... Cuidado! A beleza do fogo sempre de novo traz o desafio de revolver as brasas para ver se as chamas aumentam. Num descuido, vem a dor. Que as festas juninas sejam um momento agradável de diversão e reflexão sobre as ricas oportunidades que o mundo nos oferece. Mas, também para vivermos de modo digno de acordo com o Evangelho, cultivando o “domínio próprio” (Gálatas 5.22).


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 22
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52266

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br