“Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
(João 3.16)
O tempo da quaresma nos revela o grande gesto de amor de Deus por nós. Revela que o seu Filho Jesus passou por humilhação, sofrimento, dor e morte de cruz para nos abençoar com uma manhã de Páscoa. Revela que Cristo tomou sobre si os nossos pecados para nos abençoar com a salvação.
Portanto, quaresma nos lembra que não estamos sozinhos em nossas deficiências, angústias, medos, sofrimentos, tentações, perdas e lutos. Jesus Cristo caminha conosco. Ele é nosso amparo, nosso refúgio, nossa luz, nosso guia, nosso salvador nas quaresmas da vida. Ele nos faz sensíveis e solidários com aqueles e aquelas que sofrem a nossa volta.
Por Deus ter amado tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito é que projetos de cuidado da vida, como o Instituto Luterano Campos Verdejantes, surgem. É o amor de Deus revelado em Cristo que cria espaços onde a vida fragilizada é abraçada e cuidada. É o amor de Deus que nos coloca ao lado das pessoas que vivem angústia e sobrecarga. É o amor de Deus que nos faz doar para que as vidas tomadas pelas quaresmas possam sentir o doce sabor das manhãs de Páscoa. Amém.
P. Ernani Röpke
Pastor da Paróquia Cantareira - Lutherhaus, em São Paulo
Vice-Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste
Reside em São Paulo/SP