24/12 - Não fomos criados para crescer sozinhos.
É comum aqui no oeste, as casas se encherem de visitas, parentes, filhos que vem passear na casa dos pais. Os templos estão lotados. E apesar de todo trabalho que isso dá, é maravilhoso ter a casa cheia. Quando Deus instituiu a Igreja para nós, Ele planejou uma família aqui na terra para que não vivêssemos a nossa fé sozinhos. Fé cristã só existe em comunhão com Deus e com o próximo.
Dias atrás fui cortar alguns bambus para construir uma cabana para meus filhos. Não achei um bambu sozinho dando sopa. Estão aglomerados naquele enorme bambuzal. O Bambu permite que outros bambus cresçam ao lado dele. Que lição para o mundo comercial de nossos dias onde um quer eliminar o outro. Os Bambus são tão unidos que de longe parecem ser uma coisa só, mas são um conjunto de pequenas árvores. Então decidi começar cortando um bambu e parecia que aquelas árvores tinham vida mesmo. Por mais que eu puxasse, sempre um outro bambu ficava enroscado nele. É como se dissessem, vamos lutar com todas as forças para impedir este corte, você não vai tirá-lo de nós. As folhas e baraços acabam se enrolando naquele bambu que está sendo arrancado. Assim como os animais que vivem em bandos para se protegerem dos predadores, assim unidos sempre é mais fácil resistir ao ataque do inimigo. Por fim, amarrei o bambu num trator e só assim consegui arrancá-lo da companhia dos seus irmãos.
Que lição preciosa para a Igreja, para as famílias. Proteger, cuidar, amparar, segurar, edificar, consolar uns aos outros. Parece que o Bambu sabe que o Novo testamento registra mais de 40 vezes a expressão “Uns aos outros”. Maria sabia que o Deus de Israel sempre amparou o seu povo Lc 1.54, e que este mesmo povo deveria viver unido.
Oração: Senhor, Teu servo Davi já dizia: “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos”. Não permita que eu viva longe dos meus irmãos na fé. Ajuda-me a lutar contra todas as forças que querem atrapalhar a comunhão. Amém.