Ainda estamos em clima de mudanças. Novo ano, posse de novos governantes a nível estadual e federal. Igualmente em nossa IECLB, em nosso Sínodo Nordeste Gaúcho. Diante do novo, temos expectativas e temores. O que está à nossa frente é um mistério. É como se estivéssemos cegos em relação ao futuro. Neste contexto, te convido a refletir sobre a história do cego e mendigo Bartimeu (Marcos 10.46-52). Ela nos ajuda a ver.
Bartimeu, ouvindo e sentindo que Jesus estava próximo, começa a gritar: - Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! (v.47) Pessoas o repreendiam para que ele se calasse. Mesmo diante da reprimenda, Bartimeu gritava cada vez mais, esperava uma resposta de Jesus.
Nossa vida pode ser comparada à de Bartimeu. Não é raro que quando colocamos nossa fé em Cristo, há vozes que gritam tentando nos repreender: Você não é digno da ajuda de Jesus; é perda de tempo confiar em Jesus!
Bartimeu mostra que não devemos desistir de buscar a Jesus. Ele nos ouve. Ele nos vê. Ele se importa conosco. Diante do clamor de Bartimeu, Jesus parou e disse: — Chamem o cego. E pediu: - O que você quer que eu lhe faça? (v.49,50).
O cego e mendigo Bartimeu poderia ter pedido ajuda financeira, ajuda para saciar a fome. Mas pede: - que eu possa ver de novo. (v.51) Bartimeu “viu” quem poderia lhe ajudar e gritou por ajuda. Bartimeu via com os olhos da fé. E Jesus viu isto quando afirma: - Vá, a sua fé salvou você. (v.52).
Para onde Bartimeu foi após ter sido curado? Ele viu que só existia um caminho: seguir Jesus estrada afora (v.52). E é isto que nós precisamos VER e FAZER!
Que a fé nos ajude a curar nossas cegueiras que nos fazem viver como mendigos. Que a fé em Jesus nos liberte de viver como cegos esfomeados que se deixam levar por caminhos de ódio, que julgam e condenam o próximo como indigno. Que a fé em Jesus nos impeça de viver como cegos esfomeados pela ganância e o individualismo.
Jesus te pergunta: O que você quer que eu lhe faça? (v.51) Que possamos clamar: abre os nossos olhos para que possamos ver e te seguir estrada afora.
Oração: Amado Senhor, abre os nossos olhos para que possamos ver a tua presença em nossa vida. Dá-nos coragem e fé para confiar em ti. Dá-nos coragem e fé para falar contigo em nossas orações e te buscar em culto. Dá-nos coragem para viver os teus ensinamentos, mesmo diante de muitas vozes contrárias que querem calar o teu amor.
P. Me. Carlos Romeu Dege
Vice-Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
Paróquia Martim Lutero em São Vendelino - 2º CAM – Carlos Barbosa/RS