Como será amanhã? Esta pergunta nos acompanha no início de um novo ano. Surgem planos, projetos, sonhos. Como será?
Quero convidá-lo, convidá-la para olhar o amanhã, mas acompanhado e orientado pela presença de um anjo de Deus, como mostra o livro do profeta Daniel 12.1-3.
Movido pela fé, Daniel fala da sua esperança e de como Deus se faz presente no amanhã. Ele não olha sozinho para o futuro tentando descobrir o que acontecerá. Em meio às dificuldades e conflitos que o envolvem, Daniel é conduzido por um mensageiro de Deus a olhar para o amanhã.
Algo muito especial é revelado a Daniel, quando é dito que os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará (Daniel 12.3).
Um brilho que nunca se apagará. Lembro de quando eu era criança. Todo dia de madrugada, o meu quarto escuro era invadido por uma pequena luz que passava por debaixo da porta. Era a luz do corredor, indicando que o meu pai acordou. Escutava à porta do banheiro, a água da torneira correndo, o barbeador elétrico. A porta do banheiro abria e fechava, e a luz apagava.
Todo dia, às 5 e meia da manhã, a luz brilhava por baixo da porta. Lá estava o meu pai se preparando para mais um dia de trabalho. Ele não era uma pessoa de muitas palavras. Mas a sabedoria não se revela somente pelas palavras. A sabedoria também se revela no nosso jeito de viver, na nossa ética, na forma como educamos as crianças, na responsabilidade para com o trabalho, na forma como participamos da vida em comunidade.
Confiamos que o amanhã a Deus pertence. O amor e a justiça de Deus nos carregam no presente e no futuro. A dor, o sofrimento, a morte, a maldade, não vencerão este brilho da sabedoria. Este brilho não se apagará. Este brilho permanece dando uma direção para a nossa jornada.
Como será amanhã? O amanhã será iluminado pela sabedoria daqueles que ensinam as pessoas a fazer o que é certo. O futuro terá a cara daquilo que você fizer neste momento. Você será uma luz que brilha, se fizer o que é certo e justo, aquilo que faz a vida ser boa e digna para todas as pessoas. Então, como será o amanhã? Será um amanhã carregado de fé, de esperança, de responsabilidade, de compromisso com a vivência do amor.
Não tenha medo do amanhã. Tenha medo sim! Medo de não fazer o bem. Medo de viver sendo egoísta e solitário. Medo de não ser uma luz que brilha.
Que Deus dê a você coragem para viver a fé. Seja luz. Seja como a estrela que brilha e não se apaga. Amém.
P. Me. Eduardo Paulo Stauder
Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho