“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10.10
Jesus vem para nos oferecer vida em abundância. Vida que nEle é plena, significativa, intencional, alegre e eterna. A palavra “abundante” significa uma vida muito além daquilo que conseguimos imaginar, à semelhança do que nos lembra o apóstolo Paulo ao afirmar que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9).
Para que nós fôssemos felizes, e para que a nossa vida seja de fato abundante e plena entre nós, Jesus nos ensinou a amar aos outros. Quando colocamos a nossa vida a serviço da vida dos outros, encontramos o sentido da nossa própria vida. O mesmo Jesus que disse “Eu vim para que vocês tenham vida em abundância”, disse também: “Amem uns aos outros como eu vos amei”. A vida em abundância se gera a partir do amor. Amor que deixa de ser sentimento abstrato e se torna prática concreta, compromisso com o bem-estar do outro.
Se todos se empenhassem pelo bem comum, certamente não veríamos tantas cenas de ódio, intolerância, violência, miséria e injustiças, como vemos hoje. Há alguns dias, li uma frase que dizia que “cada um dá aquilo que tem em abundância”. O que pensar, então, das pessoas que destilam ódio, intolerância e preconceito, especialmente nas redes sociais? O que essas pessoas têm em abundância?
Por outro lado, é gratificante quando vemos pessoas descobrindo que o seu sorriso mais alegre nasce lá na alegria do outro. Ações concretas de amor e solidariedade, que rebuscam a justiça, colocam em cena tantas pessoas que estão semeando atitudes baseadas na aceitação, na tolerância e na empatia. Pessoas que sabem que têm uma missão divina e que se colocam a serviço de Deus para promover plenitude e abundância de vida para todos e todas e, sendo assim, um sinal do Reino.
Pastor Claudinei Evandro Stack
Comunidade Evangélica de Taquara