“Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6)
A frase Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és é um ditado popular bastante conhecido e muitas vezes atribuído a um trecho da Bíblia Sagrada. Mas esse provérbio não foi dito por Jesus e também não pode ser encontrado na Bíblia da forma como é citado popularmente.
Mas é bem verdade que nossas amizades interferem em nossos comportamentos, modificam nossos hábitos, nos fazem frequentar lugares novos e diferentes, nos fazem usar novas palavras e expressões, nos fazem pensar de novas maneiras, influenciam nossas opiniões; até o jeito de nos vestir e pentear o cabelo muitas vezes é influenciado pelas companhias que escolhemos.
Por isso também o apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 15.33: “Não se enganem: As más companhias estragam os bons costumes”.
Como pessoas cristãs, deveríamos nos perguntar se somos uma boa companhia e se estamos no caminho que leva à vida?
A comunidade cristã, assim como cada pessoa cristã, a partir do seu batismo é (ou deveria ser) o caminho e a verdade que levam a uma vida que vale a pena. Deveria ser!
O que uma pessoa vê ao seu redor hoje em dia não é um caminho, mas muitos, e todos afirmam conduzir a Deus. Mas não são todos caminhos iguais. Como saber qual, dentre os caminhos, é o certo?
Para saber o caminho, é necessário saber sobre Jesus. Se ele é o caminho, temos que conhecê-lo. Na própria palavra de Cristo, que o identifica como o caminho, há indicações claras sobre quem é Jesus. A autenticidade cristã revela-se no seu compromisso com a verdade. Cristo e a verdade andam juntos. Cristo encarou toda a sua missão nestas palavras: “Eu vim para dar testemunho da verdade” (João 18.37).
O versículo bíblico liga o caminho à verdade. Valores como a verdade e a vida passam pela prova de fogo. Às vezes, somos tentados a nos perder pelo caminho, tomamos outros rumos e escolhemos companhias que nos afastam da verdade e da vida.
É no caminhar que a alteridade do caminho de Jesus é sustentada. Devemos ficar nele, nas suas palavras. Quem permanece nele, descobre uma vida nova, uma vida que se manifesta no amor ao próximo; uma vida que expulsa o ódio e a mentira. Uma vida sob a graça de Deus.
Oração: Ó Deus, mostra-nos o caminho por onde andar. Fortalece a nossa fé em Jesus e ajuda-nos a viver sabiamente de acordo com a tua verdade. Em nome de Jesus. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho