Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 1 Co.3.16
To be or not to be, that is the question – em português quer dizer: Ser ou não ser, eis a questão! Este pensamento é retirado da peça teatral – A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de autoria de William Shakespeare. Este pensamento é citado com frequência para dar um sentido filosófico profundo a um tema. William Shakespeare viveu nos idos de 1564 e se consagrou como poeta, dramaturgo e ator inglês.
A vida, a nossa história, nos coloca muitas vezes diante do dilema: Ser ou não ser, eis a questão! Ele revela a necessidade de uma constante reflexão sobre nossos atos, decisões e gestos em relação a nós próprios, em relação às pessoas que nos cercam e em relação ao ambiente em que nos encontramos.
O apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios, relata sobre conflitos na comunidade de Corinto. Eram brigas por poder na comunidade, brigas para ver quem era o “maioral”. E então ele faz uma advertência dura às pessoas que fazem parte desta comunidade cristã. Hoje podemos afirmar que ele “deu um pito” nas pessoas cristãs de Corinto quando faz uma pergunta muito séria: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1Co.3.16)
Caramba! Ele nos diz que somos santuário de Deus! Somos templo de Deus! Veja que importância ele confere às pessoas cristãs! Será que a gente se deu conta desta valorização que o apóstolo confere para mim, para ti, para as pessoas que confessam Jesus Cristo como Senhor, Salvador e Mestre?
O propósito do apóstolo Paulo é advertir as lideranças comunitárias. Ele adverte que há caminhos de auto-edificação, de autopromoção que não edificam a vida comunitária. Esta advertência apostólica serve para afastar o personalismo que se faz presente na igreja, na comunidade, nos grupos comunitários.
Tem gente que afronta Deus com suas atitudes egoístas e interesseiras e que assim impedem a comunhão, o serviço cristão desinteressado e a prática do amor que se alimenta no próprio Deus.
Afinal, sabemos ou não que somos santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós? Esta é uma boa questão pra nossa reflexão!
João Artur Müller da Silva
Pastor Voluntário no Sínodo Rio dos Sinos