Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova (Isaías 55.3a).
Este convite também é feito para você. É um convite para todas as pessoas, mas em especial para aquelas que estão com sede e com fome. Deus quer saciar a nossa sede e matar a nossa fome. Ele não quer ninguém passando fome. A salvação traz vida e enche a vida de sentido.
Quanto custa a salvação? Pois para saciar a fome é preciso ter comida. É preciso comprar comida. Tudo que precisamos para nos alimentar têm um custo de produção. Sabemos que nada vem de graça. Tudo tem o seu preço. Se recebemos alimento para matar a nossa fome, deve ter um custo. Se a salvação sacia a fome, ela deve ter um custo. Quanto custa a salvação?
Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça.” ( Isaías 55.1). A salvação tem um custo, mas Deus paga a conta e nos oferece comida de graça. Somos convidados de Deus para participar no banquete do seu Reino. Mas para participar é preciso ouvir e aceitar o convite. Ouçam e venham. Se não houver disposição de nossa parte, ficamos de fora da festa, apesar de tudo ser de graça.
Nem todas as pessoas demonstram interesse em participar da festa. Preferem gastar o seu salário com o que não é comida, com coisas que não matam a fome. Buscam no consumo a satisfação das suas necessidades e dos seus prazeres e não sabem mais o que é realmente importante. Deus nos oferece uma nova vida, na qual a comida é de graça.
Ninguém ficará com fome. Ninguém ficará de fora. Para muitos o importante é fechar as contas do banquete e garantir o lucro. Mas Deus organiza o banquete dentro de uma outra lógica. Não é a lógica do mercado, do consumo, ou do poder que determinam o agir de Deus.
Deus age com misericórdia e justiça. Ele quer saciar a nossa fome. Ele nos sustenta com a sua graça e faz um convite: Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Ninguém ficará com fome.
Oração:
Deus da graça e da paz. Somos gratos pelo teu convite para participarmos no banquete do teu Reino. Somos gratos pelo teu amor que acolhe, perdoa e renova a vida. Que neste tempo de quaresma, saibamos ouvir a tua voz para que ela conduza os nossos passos por um caminho de vida e de esperança. Que a tua graça e o teu amor sustentem a nossa vida, para buscarmos o que é verdadeiramente importante e essencial. Amém.
P. Eduardo Paulo Stauder
Picada 48 Baixa