“O Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.” (Mateus 6.8b)
Conta uma história: havia um menino muito pobre que, para contribuir no sustento da família, recolhia gravetos em uma floresta. Um dia, após o trabalho, como fazia muito frio, o menino resolveu fazer uma fogueira e se aquecer antes de retornar para casa. Ao afastar as folhas onde pretendia fazer a fogueira, encontrou uma pequena chave dourada.
_ Onde existe uma chave, pode estar também a fechadura na qual ela poderá ser usada! – pensou o menino.
Em seguida, começou a cavar a terra e logo encontrou um pequeno baú. Analisou-o com cuidado, torcendo para que encontrasse coisas preciosas. Experimentou a chave e ela serviu perfeitamente.
A história termina dizendo: Temos que aguardar o menino abrir o baú e só então saberemos o que nele encontrou.
O que você gostaria que o menino encontrasse dentro do baú? E se você encontrasse uma chave e um baú, o que gostaria de encontrar dentro dele?
Dizem que aquilo que desejaríamos encontrar tem tudo a ver com as nossas necessidades mais primordiais. A pessoa que, por exemplo, enfrenta privações, gostaria de encontrar riqueza material; já a pessoa que se encontra em situação de sofrimento, desejaria encontrar algo que trouxesses alívio para sua dor...
Essa pequena história quer ser para nós a metáfora para a Bíblia. Quando você pega em suas mãos a Bíblia, o que você deseja nela encontrar? E quando você vai à igreja, que palavra gostaria ouvir; que mensagem gostaria levar consigo ao retornar ao lar?
Creio que ao abrirmos a Bíblia ou ao irmos à casa de Deus, nós encontramos e ouvimos exatamente o que precisamos encontrar e ouvir. Ouvimos do amor e da misericórdia de Deus. Ouvimos palavras de consolo e de conforto. Mas ouvimos também admoestações; ouvimos o chamado ao comprometimento, ao discipulado. Diariamente, nos é dada a oportunidade para girarmos a chave, para abrirmos a Escritura Sagrada e nos permitirmos ser servidos por Deus, com aquilo que Ele julga necessário e importante para a nossa vida. Deus sabe do que necessitamos!
Oração: Ó Senhor Deus, pedimos perdão quando, motivados pelos nossos interesses pessoais e egoístas, não buscamos a tua orientação e a tua mensagem para a nossa vida, inventando razões para não acolhermos o teu falar! Alimenta-nos com a tua palavra e seremos boas testemunha de Tua boa obra. Por Cristo Jesus, oramos. Amém.
Pastor Jair Nativo Quinot – Estância Velha/RS