Você alguma vez já usou essa expressão ao chegar na casa de uma pessoa?
Provavelmente não. Costumamos dizer “bom dia, boa tarde” ou até mesmo usar a curta expressão dizendo apenas um oi.
Essa saudação “paz seja contigo foi usada inúmeras vezes por Jesus, entre a sua ressurreição e ascensão para saudar seus discípulos e suas discípulas.
Quando estava prestes a subir aos céus, para junto de seu Pai, Jesus se encontrou com seus discípulos e lhes deixou uma importante tarefa. Uma tarefa que se estende até hoje para as pessoas que o seguem: levar a paz por onde quer que fores, por todos os caminhos, a todos os lugares.
Isso significa levar e espalhar o bem, distribuir amor entre as pessoas.
É bem verdade que não se pode esperar mais do que as pessoas têm dentro de si. Como diz a palavra de Deus: a boca fala do que o coração está cheio.
Como então encher nosso coração de bons sentimentos para que esses sejam espalhados ao invés de espalhar maus desejos?
A paz que precisamos, que derruba inveja, ódio e ressentimentos vem de Jesus.
Olhando para a sua mensagem de amor, não tem como não ser invadida pela paz tão almejada em nosso dia a dia.
A Ascensão de Jesus comemorada na quinta-feira, 40 dias depois da Páscoa, deve nos levar a um comprometimento em nossa fé, como discípulos e discípulas do Senhor, pois, com a Ascensão, termina a missão de Jesus aqui na terra e começa a missão da Igreja.
A Ascensão de Jesus não é uma despedida, mas sim, um novo modo de sua presença. Ele agora continua agindo através das pessoas que Nele creem e que se dispõem a continuar espalhando o seu amor no mundo, levando paz a todas as pessoas.
Por onde quer que você ande, leve essa paz junto com você e deixe-a em todos os lugares. E as bênçãos virão sobre ti e toda a tua casa.
Como diz a letra da canção, do Livro de canto da IECLB (LCI), 301:
Bênçãos virão sobre ti e te alcançarão
quando ouvires a voz do Senhor.
Todos os povos da terra te temerão
pelo nome do Senhor.
//: Bendito serás ao entrares.
bendito serás ao saíres,
o Senhor abençoará.
O fruto do teu ventre,
o fruto da tua terra,
O Senhor abençoará.://
Que tal encorpar a saudação, e desejar um pouco mais do que apenas um bom dia, uma boa tarde, e saudar suas amigas e seus amigos desejando: A paz seja contigo!
Oração: Ó Deus, clamamos pela paz! Em meio ao ódio que tão rápida e facilmente se espalha, permita que sejamos instrumentos da tua paz. Permita que: “Onde há ofensa que dói que eu leve o perdão; Onde houver a discórdia que eu leve a união e tua paz. Onde encontrar um irmão a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez, quero bem no seu coração semear alegria, pra florir gratidão. Senhor, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber; quero sempre mais perdoar e trabalhar na conquista e vitória da paz.” Sê conosco Senhor e nos dê a tua paz! Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal