A esperança é uma virtude na sua vida? Esta semana ao chegar a secretaria da Comunidade deparei-me com esta pequena flor que parece insistir em crescer no meio das britas. Ela não foi plantada lá. Nasceu de alguma maneira e não se esquiva de dar o seu melhor. Confesso que me alegrei muito em vê-la. Gosto de flores. Será que alguém não gosta?
Fiquei a pensar na lição de resiliência que esta pequena planta está a dar. Sabidamente ela não está em condições ideais. Em um terreno devidamente preparado e cuidado ela poderia se expandir e dar mais flores. Ela não esperou as condições ideais para florir, mas deu o seu melhor e está ali para aqueles que a puderem perceber.
Podemos traçar alguns paralelos em relação a vida. A vida não acontece em condições ideais mas em condições possíveis. Nem sempre as condições estão ao nosso favor, mas podemos fazer o melhor possível.
Estamos na quaresma, um tempo todo especial de preparação para a Páscoa, que ao que tudo indica este ano mais uma vez será longe dos nossos templos. Vamos nos entristecer? Vamos desanimar?
Não, de forma alguma. Vamos nos alegrar com o que for possível. Páscoa é a festa da ressurreição, da celebração da vida. Se não for possível nos reunirmos nas igrejas, o faremos no nosso núcleo familiar mais íntimo.
Não podemos perder a esperança. No Salmo 33.12 lemos: Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Vamos agradecer pela vida, pelo cuidado e pelo amor de Deus. Vamos lembrar em nossas preces das pessoas doentes e enlutadas. Muitas famílias perderam pessoas queridas nestes últimos meses, por isso as lembramos em oração. Vamos promover vida e cuidar dela, fazendo nossa parte para que esta pandemia pare de se alastrar. Celebrar a Páscoa é renovar a esperança em meio ao desânimo, a tristeza e as dificuldades. É viver um dia após o outro. É dizer meu Pai, eu não te entendo mas mesmo assim confio em Ti.
Um abençoado final de semana
Pastor Vanderlei Closs.