A MULTIDÃO APERTAVA JESUS CONTRA O LAGO DE GENESARÉ PARA OUVIR SUAS PALAVRAS. ENTÃO, ELE PERCEBEU DOIS BARCOS JUNTO À PRAIA, ONDE OS PESCADORES LAVAVAM AS SUAS REDES. ENTRANDO NO BARCO DE PEDRO, PEDIU QUE O AFASTASSE UM POUCO DA PRAIA. ASSIM, MAIS AO LONGE, ASSENTANDO-SE, ENSINAVA AS MULTIDÕES. QUANDO ACABOU DE FALAR, DISSE PARA PEDRO: VÁ ADIANTE E LANCE SUAS REDES. ELE RESPONDEU: MESTRE! HAVENDO TRABALHADO TODA A NOITE, NADA APANHAMOS. CONTUDO, SOB A TUA PALAVRA, VAMOS LANÇAR AS REDES. ISTO FAZENDO, APANHARAM GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES. AS REDES QUASE SE ROMPIAM. EM SEGUIDA, FIZERAM SINAIS AOS COMPANHEIROS DO OUTRO BARCO, PARA QUE FOSSEM AJUDÁ-LOS. ENCHERAM AMBOS OS BARCOS, A PONTO DE QUASE IREM A PIQUE. DISSE JESUS A SIMÃO: NÃO SE ASSUSTE! DORAVANTE, VOCÊ SERÁ PESCADOR DE PESSOAS (LUCAS 5.1-10).
A principal tarefa da Igreja e de seus membros é ganhar pessoas para Jesus, pregar o Evangelho e envolver-se com a obra do Reino. Qualquer outra atividade eclesiástica, por mais interessante ou importante que seja, precisa sempre ter posição secundária em relação a tarefa principal, que é evangelizar. O mais importante é que Jesus cresça, de modo que a cada dia sejam acrescidos os que são salvos. Portanto, não devemos gastar muito tempo com a coisas que só nos parecem boas, esquecendo o que realmente é o mais importante, aos olhos de Deus.
1 - A MULTIDÃO APERTAVA JESUS CONTRA O LAGO DE GENESARÉ PARA OUVIR SUAS PALAVRAS. Quando o Senhor Jesus viu a multidão que apertava para ouvir a Palavra de Deus, ficou profundamente comovido. Por isso, buscou imediatamente uma maneira de transmitir-lhes a Palavra, olhando em volta à procura de um barco. Será que ainda percebemos que há oportunidades? Será que estamos atentos quando surge uma situação que pode dar a chance de falar de Jesus? Quantas possibilidades de alcançar as pessoas com o Evangelho surgem em um único dia? Por exemplo, nas conversas diárias, seja em casa ou no trabalho, seja durante um encontro na rua, no mercado? Às vezes, nem é necessária muita coisa para transmitir alívio e ânimo ao nosso próximo. Sentimos a nossa responsabilidade neste sentido? Ainda somos impelidos a orar pelos nossos colegas de trabalho e de escola, intercedendo para que se convertam? As pessoas escutavam Jesus com muita atenção. Ainda hoje as pessoas têm fome de ouvir a Palavra. De modo nenhum devemos pensar que as pessoas não querem mais saber de Deus. Em nossos dias, quando as atenções são absorvidas pelos meios de comunicação e pelos mais diversos tipos de lazer, deveríamos mesmo assim ver nas pessoas ao nosso redor uma multidão que se aperta para ouvir a voz do Senhor. As pessoas são carentes da verdade. Por isso, muitos são impelidos, consciente ou inconscientemente, em direção a Jesus, que é a verdade, o qual quer ser também a nossa paz. O fato de que hoje em dia um incontável número de pessoas busca tantas correntes religiosas e filosóficas, é apenas mais uma prova de que elas anseiam ouvir a verdade em algum lugar. Justamente para isso é que Jesus quer usar-nos!
2 - ENTRANDO NO BARCO DE PEDRO, PEDIU-LHE QUE O AFASTASSE UM POUCO DA PRAIA. ASSIM, AO LONGE, MAS NÃO TÃO LONGE, ASSENTANDO-SE, ENSINAVA AS MULTIDÕES. Para cumprir a tarefa missionária, o Senhor quer usar pessoas que já se encontram ao seu lado. Naquele tempo Jesus estava junto ao lago. Ele usou o barco de Pedro para levar a Palavra às pessoas. Como o Senhor quer usar-nos? Ele nos usa quando pode dispor daquilo que nos pertence, sejam tempo, talentos e recursos. Ele quer usar toda a nossa vida, com tudo que somos e tudo que temos, em sua causa, para que pessoas sejam alcançadas e salvas. Todavia, ele não obriga ninguém a dar qualquer coisa. Ele apela à nossa livre vontade. Onde consegue ser ouvido, onde pessoas atendem aos seus pedidos, outros passam a ser ricamente abençoados. Todavia, é bom lembrar que os pescadores estavam ocupados com suas atividades. Eles lavavam as redes. Isso faz parte do trabalho de um bom pescador. O Senhor os tirou desse trabalho necessário, fazendo com que seus olhares se voltassem para um trabalho ainda mais importante. Em certos momentos, Jesus nos desacomoda das circunstâncias normais da vida para servirmos à sua causa. Frequentemente, ficamos envolvidos pela rotina, preocupamo-nos com a manutenção das nossas vidas, com uma lista do que precisa ser feito sem falta. Será que Jesus pode nos colocar numa atividade que é a mais importante para Ele? Escutar a voz do Senhor e obedecer é sempre frutífero. Então, pedindo a Pedro que afastasse o barco um pouco da praia, Jesus tirou os discípulos do seu trabalho de lavar as redes. Eles voltaram ao barco.
3 - O período que Pedro investiu afastando-se com Jesus da praia foi um tempo em que ele esteve a sós com Jesus, o que foi extremamente importante. Estar a sós com Jesus não é o cumprimento de um dever, mas algo necessário para podermos respirar espiritualmente. São períodos frutíferos, pois eles permitem que amadurecemos a nossa fé. Por isso, depois que Jesus havia ensinado a multidão, disse a Pedro: VÁ ADIANTE E LANCE SUAS REDES. RESPONDEU-LHE: MESTRE! HAVENDO TRABALHADO TODA A NOITE, NADA APANHAMOS. MAS, SOB A TUA PALAVRA, VAMOS LANÇAR AS REDES. Jesus traz uma nova lição, em especial aos pescadores. Ele está interessado em ampliar as fronteiras, em expandir sempre mais o Evangelho. Precisamos pensar em alcançar cada vez mais pessoas, não devemos deixar de remar, de avançar mais para o fundo. Não deveríamos poupar esforços no sentido de continuar procurando oportunidades para cumprir a tarefa prioritária da Igreja de Jesus. Mas isso também exige confiança total nas promessas da palavra.
4 - MESTRE! HAVENDO TRABALHADO TODA A NOITE, NADA APANHAMOS. MAS, SOB A TUA PALAVRA, VAMOS LANÇAR AS REDES. Pedro superou todas as objeções humanas, os argumentos racionais e a sua própria experiência. Existem milhares de argumentos, sentimentos, razões e conselhos humanos que poderiam nos deter, que nos dizem que basta, que nos aconselham a não lançar as redes e a ficarmos acomodados. Todavia, prevalece a ordem de Cristo quando diz: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, pregai o evangelho a toda criatura. Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.18-20). Pedro ousou confiar na palavra de Jesus. Ele lançou as redes e não se arrependeu. Deus não apela às nossas emoções, nem à nossa imaginação. Ele apela tão somente à nossa vontade. Tornemo-nos pessoas que se deixam chamar para a amplitude do Reino de Deus. Somente quando damos passos firmes sob a Sua palavra tornamo-nos verdadeiramente pescadores de pessoas. Amém!
“Vou Testemunhar” com Sonete.